Estudante de Medicina participa de curso de inverno na USP

Desde 2004, estudantes do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) vêm sendo aprovados para participar dos cursos de inverno e verão de Bioquímica e Biologia Molecular na Universidade de São Paulo (USP). Nesta décima edição, o selecionado é o estudante do curso de Medicina, Jorge Eduardo Guimarães.

Jorge Guimarães, de Medicina, e demais estudantes do IQB da Ufal que atuam na USP, através de Mestrados e Doutorados
Madalena Fernandes – estudante de Jornalismo

O estudante está participando do curso que é realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FRMP) e que tem o objetivo de divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento de Bioquímica e Imunologia da faculdade, além de formar ou manter canais de comunicação entre os pesquisadores e interessados na área.

“Isso nos deixa muito satisfeitos, representa uma conquista, pois os nossos estudantes têm a oportunidade de conhecer e estudar no melhor centro de estudos de Bioquímica da América Latina”, revela a professora do IQB, Ana Maria Queijeiro.

Segundo a orientadora do estagiário, Jorge Eduardo Guimarães conseguiu ainda com a orientadora do curso, professora Isis do Carmo Kettelhut, uma prorrogação de uma semana para conhecer as pesquisas que são realizadas no laboratório da faculdade de Medicina da USP.

A professora Ana Maria Queijeiro também vê nos cursos de inverno e verão na USP, além do conhecimento, a possibilidade de ingresso na pós-graduação em Bioquímica. Recentemente, Adriana Pereira ingressou diretamente da graduação para o doutorado em Bioquímica na USP, depois de também ter sido aprovada no Mestrado em Bioquímica da USP-Ribeirão Preto.

Outros dois ex-alunos do Mestrado de Bioquímica do Parasitismo e Microbiologia Ambiental do IQB, Alysson Wagner Fernandes e Maria Raphaella Vasconcelo,s orientados da professora Lara Durães Sette, também ingressaram no Doutorado em Biotecnologia da USP, trabalhando com Bioquímica de Microrganismos Extremófilos.