Estudantes de Licenciatura podem se tornar bolsistas de iniciação à docência

Até o dia 5 de agosto, estudantes de Licenciatura dos campi Maceió, Arapiraca e do Sertão poderão se inscrever para seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Ao todo, são oferecidas 106 bolsas. Confira a quantidade de bolsas por cursos no Edital nº 4/2011.

Para se candidatar à bolsa, o aluno interessado deve ter disponibilidade de 20 horas semanais de trabalho no subprojeto de sua área, com 12 horas, no mínimo, dedicadas a uma das escolas conveniadas; não estar recebendo qualquer outro tipo de bolsa; estar matriculado entre os períodos correpondentes ao projeto de seu curso de Licenciatura; dentre outros.

Quanto ao desempenho do bolsista, é necessário que ele desenvolva projetos de ensino, materiais e recursos na escola, sob orientação do coordenador de área do programa e do professor supervisor da escola; realizar estudos que fundamentem e inspirem práticas inovadoras em seu campo disciplinar; participar de pesquisas relacionadas ao Programa e divulgar seus resultados em congressos, seminários e publicações da área, com o devido suporte técnico e financeiro do Pibid.

Para inscrever-se, o candidato precisa preencher o formulário que consta no anexo 1 do Edital e entregá-lo com os seguintes documentos: cópia do comprovante de matrícula, histórico escolar e cópia da carteira de identidade e CPF. Os alunos do Campus Maceió devem entregar a documentação na sala 207 do Centro de Educação (Cedu), das 8h às 12h (segundas, quartas e sextas) e das 14h às 18h (terças e quintas). Já os alunos dos Campi Arapiraca e do Sertão devem escanear os documentos e enviá-los com o formulário para o e-mail martaluz192224@yahoo.com.br ou suzana_barrios@yahoo.com.

Vale salientar que os alunos que enviarem os documentos por e-mail, devem apresentar os originais no dia da prova escrita, que será realizada no dia 11 de agosto, às 9h, em local a ser divulgado no mural da coordenação de curso correpondente a cada subprojeto. A bolsa é no valor de R$ 400,00. Ainda de acordo com o Edital, o resultado final será divulgado posteriormente, por meio do mural de cada coordenação.

Leia também: Pibid é um dos programas mais relevantes à educação básica atualmente, diz ministro