Graduado em Matemática pela Ufal recebe reconhecimento científico internacional

Fernando Codá Marques fez a graduação na Ufal em 2 anos e é uma referência no curso

O ex-aluno do Instituto de Matemática (IM) Fernando Codá Marques, e filho dos professores Severino Marques e Dilze Codá, ambos do Centro de Tecnologia (Ctec), ganhou o importante prêmio Twas-Rolac 2011, como forma de reconhecimento da contribuição das pesquisas realizadas pelo matemático.

O Twas é a sigla para The Academy of Sciences for the Developing World, ou Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimetnto. Trata-se de uma organização institucional autônoma fundada em 1983, com o objetivo de promover a excelência científica para a ciência baseada no desenvolvimento sustentável. A entidade tem uma representação regional através do Escritório Regional da Twas para a América Latina (Rolac).

O Twas-Rolac é formado através da contribuição científica de pesquisadores das áreas da Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço. Além do reconhecimento da instituição pela contribuição do trabalho realizado pelos jovens cientistas, estes também apresentam suas pesquisas na Cerimônia para Novos Membros da Academia Brasileira de Ciências.

"O Fernando fez a graduação extraordinariamente em 2 anos aqui na Ufal. Ele tem uma carreira brilhante e é considerado como um dos grandes jovens gêometras da atualidade", ressalta o professor Marcos Petrúcio, também do IM. Fernando atualmente é professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Ph.D. em Mathematics pela Cornell University.