Maceió sedia Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção Civil


- Atualizado em
O evento reunirá profissionais, pesquisadores e alunos da área
O evento reunirá profissionais, pesquisadores e alunos da área
A Construção Civil é particularmente importante nas três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) por mobilizar grande parte de toda a economia mundial, ter uma considerável participação no PIB, ser responsável por um grande número de postos de trabalho, utilizar recursos naturais e ter atividades diretamente relacionadas ao meio ambiente. Nesse cenário de abrangência, para dar sequência à série de eventos organizados pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) e a uma iniciativa anterior do Centro de Tecnologia da Ufal, será realizado em Maceió - Alagoas, no período de 7 a 8 de julho, o 2º Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção Civil (Enarc 2011) e o II Seminário sobre Resíduos Sólidos na Construção Civil.
 
Com os objetivos de contribuir para a conscientização da sociedade para preservação dos recursos naturais e minimização dos impactos ambientais, e dar origem ao desenvolvimento de projetos e ações futuras para o aproveitamento dos resíduos sólidos na Construção Civil como forma de contribuição para o desenvolvimento sustentável, o Encontro tratará de temas como políticas de resíduos sólidos para a Construção Civil; tecnologias, materiais e sistemas construtivos que incorporem resíduos sólidos: urbanos, agroindustriais e industriais; análise teórica e/ou experimental de ciclo de vida e durabilidade de materiais e sistemas construtivos que incorporem resíduos sólidos; e gestão de resíduos sólidos.
 
O credenciamento será realizado nesta quarta-feira, 6 de julho, a partir das 19h, e na quinta-feira, 7, das 8h às 9h, no Hotel Ponta Verde. A palestra de abertura será ministrada pelo Dr. Sérgio Antônio Gonçalves, chefe de gabinete da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Meio Ambiente, que falará sobre a “Implementação Nacional da Política de Resíduos Sólidos – Desafios e Possibilidades”. Além de palestras, o evento contará também com nove sessões técnicas, mesas redondas e debates. Confira aqui mais detalhes da programação e os resumos aceitos que serão apresentados ao longo do Encontro.