Pós-graduação:uma década de conquistas

"Saímos de 6 cursos de mestrado e doutorado, em 2001, para 34 cursos em 2011", destaca Tonholo
Lenilda Luna - jornalista

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, passou os últimos dias analisando mais dez propostas de cursos que serão enviadas para a apreciação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os novos cursos que serão apresentados são os Mestrados em Geografia, História, Farmácia, Agronomia em Arapiraca, Ciência da Computação, Energias Renováveis e um Mestrado Profissional em Administração de Redes, para os funcionários da Ufal. Os novos doutorados a serem apresentados para aprovação da Capes são em Arquitetura, Diversidade Biológica e ProduçãoVegetal.

Segundo Tonholo, essas propostas serão apresentadas esta semana e a resposta da Capes deve ser dada até o final de outubro. Os cursos aprovados já começam a funcionar em março de 2012. “Queremos promover essa diversidade de conhecimento, por isso, os cursos apresentados contemplam várias modalidades e áreas de estudo”, ressalta Tonholo.

Um exemplo da demanda para a pós-graduação, segundo o pró-reitor, está nos cursos de História e Geografia. “Os profissionais que formamos nesses cursos ficam no Estado e se inserem na rede de ensino, particular ou pública. A maioria quer aprofundar os conhecimentos e busca progredir na carreira”, explica o pró-reitor.

Uma década de crescimento

Os novos cursos de pós-graduação atendem a uma política de ampliação de oferta da Capes, de 2008, em um projeto nacional liderando pela Andifes. “Este programa foi aprovado e faz parte do planejamento institucional da Universidade, mas para cumprir as metas, tivemos que entrar com nossos recursos”, disse Tonholo.

Mesmo assim, com apoio de entidades como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), a Ufal conseguiu aprovar vários novos cursos de pós-graduação. “Tivemos um crescimento impressionante nos últimos dez anos. Saímos de 6 cursos de Mestrado e Doutorado, em 2001, para 34 cursos em 2011, fora as especializações”, comemora Tonholo.

Atualmente, a Ufal conta com cerca de 1500 estudantes nos Mestrados e Doutorados, sendo que 200 destes são servidores da Ufal, e mais três mil estudantes nas várias especializações. “Estamos cumprindo nosso papel na qualificação profissional e incentivo à pesquisa, e também contribuindo na qualificação dos servidores da Ufal e Uneal em Alagoas”, finalizou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.