Prêmios Santander oferecem curso de empreendedorismo gratuito

A Ufal é a terceira universidade federal do país com maior número de inscritos no Prêmio Santander Universidades 2011, que está com inscrições abertas até o dia 13 de setembro. Com o tema “Conectando grandes ideias, valorizando grandes projetos,” serão mais de R$ 1 milhão em prêmios e bolsas de estudo para os vencedores das quatro premiações. Além disso, todos os inscritos terão direito de fazer o curso online de empreendedorismo, com certificação da Babson College, nos Estados Unidos.

A Ufal já é a terceira federal do país com maior número de inscritos

Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solidária e Destaques do Ano são as quatro premiações do Santander Universidades 2011, que visa a realização de projetos que estejam envolvidos com os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Até o dia 16 de junho, a Ufal somava 15 inscritos, ficando atrás apenas da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Pará em número de inscrições entre as federais.

Prêmios para públicos diversos

O Prêmio Santander Empreendedorismo é o que concentra a maior parte das inscrições, pois é nele que se encontram os graduandos e pós-graduandos interessados em tirar do papel os seus projetos de vida. Nesta premiação, os alunos podem se inscrever nas categorias de Indústria; Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Cultura e Educação; Produtos e Serviços, além de Biotecnologia e Saúde. O vencedor de cada categoria recebe R$ 50 mil, além do curso de Empreendedorismo presencial na Babson College.

A premiação Ciência e Inovação é voltada para pesquisadores-doutores formados e que exerçam atividades em Instituições de Ensino Superior. As categorias são as mesmas do Santander Empreendedorismo e cada professor vencedor recebe a quantia R$ 50 mil em prêmios.

Além dos prêmios voltados para inovação e empreendedorismo, os Prêmio Santander reconhecem oito projetos voltados para atuação social de desenvolvimento sustentável, com ênfase em geração de renda e a transferência de conhecimento da universidade para a comunidade. Trata-se do prêmio Universidade Solidária, com foco nos universitários e professores que tenham interesse, ou que já realizem projetos sociais.

As Universidades também devem participar do Prêmio Guia do Estudantes, como Destaques do Ano, que avalia Instituições de Ensino Superior parceiras do Santander Universidades pelo trabalho desenvolvido nas áreas de Educação à distância; Empregabilidade; Apoio à Educação Básica e Parceria com o setor privado. As melhores uiversidades em cada categoria recebem troféu e menção nas principais revistas da Editora Abril.

Participação da Ufal

Em 6 edições realizadas desde 2005, quase 13 mil pessoas se inscreveram e 57 projetos foram premiados com cerca de R$ 2,9 milhões em prêmios por todo o Brasil. A Ufal tem bons antecedentes na premiação: nos anos de 2008 e 2009, Fabiana Toledo, pós-graduanda em Modelagem Computacional do Conhecimento, do Instituto de Computação (IC), foi uma das finalistas.

Fabiana ganhou a etapa regional em 2008 e ficou entre os três melhores projetos de Ciência e Inovação na etapa nacional em 2009, com o projeto T-Aula, que foca a Educação à Distância (EaD) na Televisão Digital com recursos de Interatividade e em dispositivos móveis.

Outro bom exemplo de que a Ufal se destaca em Ciência e Inovação é o estudante José Roberto da Silva Junior, premiado na 5ª edição do Prêmios Santander de 2009. O estudante, que teve o projeto reconhecido pela Academia Brasileira de Ciências, concorreu ao lado de professores doutores da Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Católica de Brasília.

Aluno de Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas, José Roberto desenvolveu um projeto baseado em Arqueologia Bíblica, intitulado “Evidências Arqueológicas – Meio de Comunicação entre Religiões e Ciência da Origem”. Nele, o estudante defendeu a teoria criacionista, além da veracidade de relatos citados na Bíblia, através de evidências arqueológicas, como os pergaminhos achados numa fortaleza situada a noroeste do Mar Morto, entre 1947 e 1956.

Para se inscrever e verificar mais informações acesse Prêmios Santander Universidades.