Prepare o fôlego para um segundo semestre cheio de atividades

O segundo semestre letivo inicia no dia 1º de agosto e vai até o dia 23 de dezembro, quando termina o período para realização das provas finais. Mas o primeiro mês de aulas ainda é um mês de adaptação, por isso muitos cursos preparam uma recepção aos calouros, a fim de apresentar-lhes a estrutura da universidade, do curso e discutir temas relevantes, além de comemorar a entrada dos novos estudantes. Os cursos de História e Serviço Social promovem a Semana do Calouro, de 1º a 5, com palestras, mesas redondas, apresentação de curtas e filmes. Procure a coordenação do seu curso para mais informações e integre-se à programação.

O segundo semestre está recheado de atividades acadêmicas e culturais

Já no primeiro domingo do mês estudantes e profissionais de Biblioteconomia participam do a XXIV edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, de 7 a 10 de agosto. No dia 12 de agosto, os estudantes pegam o primeiro feriadão com o Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto.

Entre os dias 28 e 31, o Instituto de Matemática promove a Conferência Internacional em Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Visão Computacional. Trata-se da 24ª edição do Sibgrapi, um dos eventos científicos mais antigos e tradicionais do Brasil promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Fechando o mês, no dia 31 haverá o 10º Ato da Ufal em Defesa da Vida, fazendo um debate entre as diversas organizações da sociedade civil sobre a Violação dos Direitos Humanos em Alagoas. Serão realizadas oficinas e colhidos depoimentos para gerar um relatório sobre as práticas de violação dos direitos humanos no Estado.

Setembro inicia com a Ufal recebendo Pró-reitores do Norte e Nordeste para o Encontro Regional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), que acontece entre os dias 8 e 10. Entre os dias 12 e 15 de setembro o Centro de Educação realiza de uma só vez a IV Encontro em Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal) e o I Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação Seção Alagoas (Anpae/AL). Já a partir do dia 19 de setembro, têm início os jogos internos, que ocorrem até o dia 6 de outubro. Os servidores também têm uma importante atividade no mês de setembro: entre os dias 29 e 30 será realizado o V Encontro dos Servidores.

O mês termina com o 1º Festival de Cinema Universitário de Penedo, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, além do II Seminário Internacional Urbicentros 2011: Morte e Vida dos Centros Urbanos, que ocorre em Maceió entre os dias 27 e 1º de outubro.

Mas se há um mês em que será necessário ter pique para participar das atividades universitárias, este mês se chama outubro: é nele que estão concentrados 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem, nos dias 3 a 6; o III Festival da Música, que este ano ocorre em três etapas, com os músicos finalistas apresentando suas canções no dia 8 em Delmiro Gouveia, no dia 28 em Penedo, e em Maceió, com data ainda indefinida.

Outubro também é o mês do Congresso Acadêmico, que ocorre entre os dias e 17 e 22, concentrando as semanas de Extensão e Iniciação Científica, Semana da Cultura Africana, Semana de Empreendedorismo, Jornada das Unidades Acadêmicas,Festival Gastronômico de Penedo e a Semana Nacional de Ciência Tecnologia. Além dessa última novidade, o Congresso fará uma mostra de cursos e profissões voltados para os alunos do ensino médio. O mês também tem a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre os dias 21 e 30 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Em novembro, estudantes participam do III Simpósio Alagoano de Engenharia Civil, que será realizado entre os dias 7 e 9. Além disso, visitantes externos vêm a Alagoas para participar do III Seminário Internacional do Grupo Coimbra, a ser realizado entre os dias 2 e 4; do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), entre os dias 16 e 18; e do 11º Ato da Ufal em Defesa da Vida, no dia 24, com o tema "Moradores em situação de rua".

Para acompanhar tudo isso, o Portal da Ufal inaugurou um novo espaço com os principais eventos da Universidade nesse semestre, para acessá-lo basta clicar no banner Eventos.