Professor de Genebra ministra oficina sobre Pedagogia Dalcroze

Atualmente, a Pedagogia Dalcroze influencia várias áreas
A Universidade Federal, o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), o Espaço Cultural e os Cursos de Música apresentam uma oficina de aprimoramento e aprofundamento da Metodologia Dalcroze, com o professor Iramar Rodrigues, brasileiro residente em Genebra, estudioso e professor do Instituto Dalcroze em Genebra.

Essa metodologia diz que “para cada som existe um movimento análogo”. A Rítmica Dalcroze, foi criada no início do século XX, pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques Dalcroze (1865-1950). A técnica promove a integração da melodia musical com a expressão corporal, e inicialmente era utilizada para ensinar música. Com o tempo, porém, os princípios dessa pedagogia passaram a influenciar outras áreas, notadamente a dança, as artes cênicas e a educação física e, claro, os músicos, coralistas, compositores, regentes.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na secretaria da Escola Técnica de Artes, localizada na praça Sinimbú. A oficina - destinada a professores e estudantes de Música, Dança, Educação Física e movimento em geral - será realizada de 1º a 5 de agosto, das 8h às 17h, no Espaço Cultural Universitário, totalizando uma carga horária de 30 horas.

Na oportunidade, quatro pontos principais serão abordados: A Pedagogia Dalcroze e sua filosofia; Elementos da Rítmica Dalcroze; Correlação entre a linguagem musical e a rítmica Dalcroze; e Prática Pedagógica.

Sobre Iramar Rodrigues
Iramar Rodrigues, há 37 anos é professor do Instituto Jaques-Dalcroze, de Genebra (Suíça). Um dos difusores da rítmica de Dalcroze no mundo. Pianista por formação, encontrou em Dalcroze a pedagogia mais próxima do ser humano. "É através do ser humano que aprendemos a sentir a música. A educação é por e para a música." Jaques-Dalcroze ofereceu, há mais de cem anos, uma pedagogia revolucionária para a música, a dança e o teatro.

Para mais informações sobre a Metodologia Dalcroze, visite o site.