Projeto do curso de Medicina Veterinária é divulgado nacionalmente

A Revista Horse é a revista de maior tiragem nacional da área equestre

Diana Monteiro – jornalista

O Projeto Carroceiro Vet Legal desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi), do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, foi publicado na edição de julho da Revista Horse. A revista, que é a de maior tiragem nacional da área equestre, na reportagem destacou que o projeto de extensão serve de exemplo para outras universidades.

De acordo com o professor Pierre Barnabé Escodro, coordenador do Grupequi, a revista Horse enfocou também que o Projeto Carroceiro Vet Legal é um exemplo nacional de solidariedade aos animais e as famílias que vivem dos animais de tração no Estado. Outro destaque nacional recebido pelo Projeto e o Grupo de Pesquisa em Equídeos , ocorreu durante a XII Conferência Anual da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos , realizada no último mês de junho na cidade de Campinas/SP.

“A Universidade Federal de Alagoas, através do Grupo de Pesquisa, foi representada com dois trabalhos: 'Plasmaférese Automatizada em Equinos (Relato de Dois Procedimentos)' e 'Uso de Solução Neurolítica Concomitante a Desmectomia do Ligamento Acessório do Tendão Flexor Digital Profundo em Potro com DeformidadeFlexural'. O primeiro é inédito no Brasil e conta com parceria do Frenenius-kabi, Haras Rancho Santánna e profissionais do Hemocentro da Universidade de Campinas”, informa o professor Pierre Escodro, acrescentando que os trabalhos têm relação com projetos de inovação tecnológica na Ufal e contam com bolsas do Programa Pibit – CNPq.

Workshop em Viçosa

O Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi) da Ufal em parceria com o Pet do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), promove na Unidade de Ensino Viçosa, nos próximos dias 26 e 27 (terça e quarta-feira da semana que vem), o workshop sobre “A Atividade Extensionista da Zootecnia e Medicina Veterinária”. Fazem palestras no primeiro dia os professores Tobyas Mariz, do curso de Zootecnia da sede Arapiraca e Pierre Escodro, docente da Unidade Viçosa.

“Está programada para o dia 27 uma ação no município de Viçosa envolvendo os alunos do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFRPe e de Medicina Veterinária da Ufal. A ideia é fazer a interação entre os alunos das duas instituições de ensino, mostrando como funcionam as ações em Alagoas, objetivando assim, incentivar a implantação de programa semelhante na cidade do Recife”, destaca o coordenador do workshop, Pierre Escodro.

Pierre acrescenta que apesar das dificuldades enfrentadas pelo curso de Medicina Veterinária, o Projeto Carroceiro Vet Legal é uma das diversas ações da Unidade de Ensino Viçosa que mostram o potencial do curso da Ufal. “O projeto já está relacionado entre os as ações de extensão mais atuantes do Brasil na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Equídeos”, complementa o professor.