Projeto revela particularidades de Água Branca e Delmiro Gouveia

Água Branca, uma das cidades trabalhadas no Projeto

William Correia – estudante de Jornalismo

Todo lugar tem sua história, e todos que têm alguma ligação com ele têm interesse em saber as origens de sua formação, ouvir os causos que tiveram o local como cenário, conhecer diferentes pontos da região. As cidades do interior de Alagoas têm muitas dessas histórias para contar. Pensando nisso, está sendo desenvolvido, no Campus do Sertão da Ufal, um projeto de extensão que tem o intuito de mostrar à população as características das cidades de Água Branca e Delmiro Gouveia.

Com os conteúdos aprendidos na disciplina “Sociedade, Natureza e Desenvolvimento: da realidade local à realidade global”, estudantes de Licenciatura em História e Geografia começaram a pôr em prática o projeto “História da Gente dos Lugares da Gente: paisagem e história dos lugares de Água Branca-AL e Delmiro Gouveia-AL”.

“O objetivo foi identificar elementos reveladores da história e da geografia geral dos municípios, subsidiar a reflexão sobre a organização e a dinâmica do espaço e sobre a diversidade das paisagens naturais e culturais locais”, explica o professor Kléber Silva, coordenador do projeto. Ele justifica que a região oferece vasta diversidade de aspectos sociais, políticos e econômicos, e os moradores precisam conhecê-la.

Metodologia

Para dar início às atividades, os alunos e o professor não poderiam ignorar a parte teórica do trabalho. Para isso, segundo exemplifica Kléber, eles realizaram discussões relacionadas à temática guiados por textos sobre organização e dinâmica do espaço sertanejo, cultura, poder, identidade, território e relação entre os âmbitos global e local.

Kléber conta com o auxílio de quatro estudantes dos cursos de História e Geografia do Campus do Sertão. Em um trabalho com características etnográficas, os cinco realizaram pesquisas de campo, fazendo também registros fotográficos dos lugares visitados e contaram com o auxílio de arquivos de órgãos públicos e privados, como institutos de pesquisa e prefeituras, no levantamento de informações. Colhendo dados estatísticos, eles puderam também aplicar questionários e vivenciar a realidade das comunidades, por meio do convívio em feiras e outros locais populares.

Resultados

O público-alvo do Projeto são alunos dos ensinos fundamental e médio desses dois municípios, visando promover, segundo o professor, a participação deles no debate sobre a organização de Água Branca e Delmiro.

“A comunidade escolar, com a qual o trabalho esteve mais diretamente ligado, recebeu positivamente a apresentação de seminários e exposições realizadas”, diz o professor, que é coordenador de Licenciatura em Geografia. Os estudantes da Ufal também já acompanharam apresentações do projeto nos seus diferentes campi, em eventos como o Congresso Acadêmico, e no Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Outro fruto da pesquisa será a publicação de coletânea de artigos dos alunos envolvidos sobre conceitos, temas e questões debatidas e investigadas com o projeto.

O “História da Gente” teve suas atividades desenvolvidas entre os anos de 2010 e 2011 e está sendo finalizado, mas Kléber conta que pretende dar continuidade sob um novo foco: a construção de mapas temáticos para reflexão, por meio de imagens mentais, sobre o espaço urbano de Delmiro Gouveia.