Tablóide enfoca trajetória dos 50 anos da Ufal

Primeiro fascículo do tablóide Postais do Conhecimento
Para comemorar os 50 anos da Ufal com muita informação sobre a produção acadêmica, a Assessoria de Comunicação e a Pró-reitoria de Extensão lançaram os Postais do Conhecimento, uma coleção de fascículos com temas específicos sobre as várias ações da Universidade, e que tem como público-alvo a comunidade acadêmica (alunos e servidores).

O primeiro fascículo, que já está sendo distribuído, abordou a relação da universidade com a sociedade. “A ideia dessa edição foi mostrar como a Ufal influencia e modifica a vida das pessoas”, destacou a editora Simone Cavalcante.

A publicação destaca temas como: o laboratório de DNA Forense, a casa de apoio aos pacientes do Cacon/HU, os projetos de geração de renda nas comunidades do entorno do campus, capoeira, educação ambiental e projetos de apoio aos pacientes dos hospitais públicos. Além disso, apresenta um histórico da extensão e depoimentos de pessoas que encontraram oportunidade de desenvolvimento pessoal quando entraram para a comunidade acadêmica.

O segundo fascículo já está pronto e aborda a produção científica, destacando pesquisas importantes como a relacionada à Propólis Vermelha, Agricultura Familiar, a importância dos comitês de ética para garantir o respeito à vida durante as pesquisas, a meteorologia, estudos do Rio São Francisco, entre outros temas.

Cada fascículo tem um postal na capa, com uma foto que apresenta artisticamente o tema escolhido. “No primeiro número, a foto do artista visual Francisco Oiticica simboliza os diferentes fios que enlaçam a universidade às necessidades e vontades da sociedade alagoana”, explica a editora e produtora cultural Simone Cavalcante. Os exemplares estão disponíveis nas secretarias das unidades acadêmicas, inclusive nos Campi Arapiraca e do Sertão, e em lugares de fácil acesso como a Biblioteca Central, Espaço Cultural e Restaurante Universitário.