Seminário Urbicentros debate importância das áreas urbanas
Palestrantes e conferencistas internacionais da área de Arquitetura debaterão o valor histórico, arquitetônico e cultural das áreas urbanas.
- Atualizado em
Kleverton Almirante – estudante de Jornalismo
Do dia 27 de setembro a 1º de outubro Maceió sedia o II Seminário Internacional Urbicentros 2011. Com o tema “Construção, reconstrução, desconstrução: morte e vida dos centros urbanos”, o evento irá debater o valor histórico, arquitetônico e cultural das áreas urbanas.
Com realização do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/DEHA), o Urbicentros 2011 trará para o campus os arquitetos conferencistas Francisco Careri, da Universitá degli Studi Roma3; Jean Paul Thibaud, da Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble; e Francisco Fraga, da Universitat Politècnica de Catalunya.
A abertura do Urbicentros 2011 será no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu. A continuidade da programação será no auditório da Reitoria, com conferências pela manhã; no LCCV, Severinão e Laboratório de Engenharia, com apresentações de trabalhos à tarde; e no bairro histórico de Jaraguá, com saraus que pretendem chamar a atenção do poder público para requalificar as áreas onde serão realizados.
O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Geraldo Majela Faria, que integra a comissão de organização do evento, esclarece que “algumas áreas da cidade têm a centralidade, ou seja, o espaço privilegiado, desvalorizando outras. Neste seminário, serão debatidos inúmeros aspectos da cidade e suas relações com seus habitantes”, informa ele.