Conheça os vencedores do Prêmio Lego 2011
- Atualizado em
Jacqueline Freire - jornalista
Os vencedores do Prêmio Lego 2011 foram anunciados na tarde deste domingo, 23, durante a Bienal do Livro. Na categoria contos, Miguel José Alves Jr levou o prêmio com o livro “O sangue na lã”. Benedito Ramos Amorim foi o vencedor na categoria romance com “Água de chocalho”. Já na categoria poesia, “As coisas que esquecemos pelo caminho” de Raimundo de Souza, foi a vencedora. E na categoria crônicas, o vencedor foi Thales da Costa, com a obra “Dediquem-se a rasteira”.
Único autor presente na premiação, Thales da Costa disse que seu livro foi uma forma de manter-se conectado ao Estado de Alagoas. “Esse livro é uma coletânea de crônicas que eu escrevi sobre futebol na época em que morava fora, e foi a forma que encontrei de estar conectado ao meu Estado. Dediquem-se à rasteira, é uma frase do Graciliano Ramos numa crônica sobre futebol, onde ele dizia que em Alagoas esse esporte não dá futuro, as pessoas aqui só dão rasteira nos outros”.
Antes da premiação, os vencedores do Prêmio Lego 2009 foram homenageados com uma perfomance teatral feita pelos alunos do curso de teatro da Ufal, Rayane Goés, Arauí Farias e Thamires Tavares. A apresentação foi baseada nas três obras vencedoras das categorias conto, poesia e romance.
Prêmio Lego
O Prêmio Lego é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas e já está em sua terceira edição. Este ano 51 candidatos inscreveram obras; sendo 23 na categoria poemas, 12 na categoria contos, 06 em romance e 10 na categoria crônica; esta última pela primeira vez no prêmio.
Os livros devem ser lançados até o próximo ano. Na comissão organizadora do prêmio, os professores da Ufal Marcos Matias e Ildney Cavalcante, a jornalista Janaína Avila e o bolsista Felipe Benício.
Para julgar as obras, a comissão contou com uma equipe de jornalistas, pesquisadores, professores e escritores de sucesso, que são: Anita Martins e André Santana que julgaram a categoria contos; Helena Cunha e Ricardo Aleixo, julgaram as obras inscritas na categoria poesia; Conceição Evaristo e Flávio Carneiro, julgaram a categoria romance e Ankle Marcio e Driana Dorea avaliaram os trabalhos inscritos em crônica.