Exposição de Engenharia e Tecnologias movimenta escolas do Sertão Alagoano

O uso da Realidade Aumentada chamou a atenção dos alunos

O PET Engenharias em conjunto com o Programa de Extensão “Ações”, do Campus do Sertão, realiza nesse mês de outubro a I Exposição de Engenharia e Tecnologia (Etec) em escolas públicas e privadas do Sertão Alagoano. A Etec objetiva divulgar os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Campus do Sertão nas escolas da região, através da exposição de materiais relacionados a essas duas engenharias.

“Esse evento surge diante da necessidade de atrair os alunos do ensino médio e comunidade em geral para a universidade, colaborando para que os estudantes conheçam melhor os cursos oferecidos pelo Campus, esclarece Bruna Rosa, tutora do PET Engenharias e coordenadora do Programa “Ações”. Durante a exposição, os alunos também poderão tirar dúvidas sobre os cursos, processo de seleção e áreas de atuação dos profissionais formados nos cursos de engenharias ofertados pelo Campus.

Para o coordenador de curso da Engenharia Civil, professor Adeildo Amorim, a Etec proporciona aos alunos das escolas uma experiência única de contato com a universidade e, mais especificamente, com o mundo das engenharias e das tecnologias. Mesmo para os alunos que não pretendem ingressar em cursos de engenharias, a Etec favorece o despertar do interesse deles em fazer universidade, bem como de reconhecer o trabalho que é desenvolvido por profissionais das engenharias e das tecnologias. “Essa atividade traz também benefícios aos graduandos, que têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação, de melhorar a capacidade de comunicação oral, de trabalhar em equipe e de ampliar o contato com a comunidade externa, fortalecendo a dimensão da formação crítica e cidadã”, complementa o professor.

Diversos materiais e equipamentos estão sendo expostos, como maquetes virtuais de edificações com o uso de Realidade Aumentada; quadro interativo de baixo custo montado pelos próprios alunos do PET e do “Ações”; pontes de macarrão que suportam cargas razoáveis também confeccionadas por esses graduandos das engenharias; slideshow e vídeos sobre as áreas de atuação dos engenheiros civil e de produção; exibição de projetos plotados, livros e EPI’s (equipamentos de proteção individual); dentre outros.

Os professores destacam ainda que a equipe escolheu esses elementos para compor a exposição com o objetivo fugir das tradicionais palestras que tentam explicar teoricamente o que é engenharia e, muitas vezes, causam sonolência no público-alvo. A proposta tem sido fazer com que alunos e professores das escolas vivam uma verdadeira experiência do que é possível fazer através da engenharia, permitindo que o conceito de engenharia se torne muito mais significativo para eles. “Proporcionar essa experiência real em temas relacionados à engenharia tem sido um processo muito gratificante para a equipe. Esperamos que esse espaço estimulante que é a Etec faça com que no futuro tenhamos mais e melhores engenheiros formados no Campus do Sertão e, principalmente, que sejam da região e pretendam permanecer nela para ajudar a desenvolvê-la”, enfatiza a tutora.

A exposição já foi realizada em duas escolas, e espera-se desenvolvê-la em mais escolas durante esse mês.  Confiram mais informações sobre a Etec no site.