Aula magna será realizada nos três campi

Nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março a equipe de gestão vai estar nos eventos em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia


- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo, a vice Rachel Rocha e os diretores das unidades acadêmicas
Reitor Eurico Lôbo, a vice Rachel Rocha e os diretores das unidades acadêmicas

Simoneide Araújo - jornalista

Na pauta da primeira reunião do ano com diretores das unidades acadêmicas, o reitor Eurico Lôbo propôs a definição da aula magna, para recepcionar os novos alunos. Foi aprovada a realização da solenidade nos três campi da Universidade Federal de Alagoas: A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia. Os eventos serão realizados nos dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março.

O início do período letivo na Ufal está marcado para 13 de fevereiro, mas a aula magna será proferida depois dessa data, para atender às unidades do interior e da capital.

O reitor também informou aos dirigentes que a Ufal encaminhou ao Ministério de Educação o planejamento orçamentário, elaborado em maio de 2011. Segundo o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, a expectativa é que o retorno sobre a proposta saia até o fim de março. “Só então, saberemos se haverá cortes ou não no nosso orçamento”, disse.

Outro ponto de pauta foi o prazo para submissão de projeto ao Fundo de Infraestruta – CT-Infra. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti, informou que as unidades têm até 3 de fevereiro para enviar à Propep os subprojetos, de interesse de cada uma delas, que vão compor o projeto geral da Ufal. “Temos um prazo muito curto para atender ao edital, por isso temos de correr para fechar nosso projeto único”, ressaltou.

O projeto da universidade será submetido a um comitê de avaliadores do CT-INFRA, formado por pesquisadores de outras Instituições Federais de Ensino Superior, nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro. Eles vão avaliar as propostas iniciais para construção ou reforma de laboratórios ou aquisição de equipamentos que darão suporte às pesquisas cientíifcas.

De acordo com o coordenador da proposta única da Ufal de 2012, Josealdo Tonholo, nos últimos dez anos, a instituição tem sido bem avaliada nos projetos CT-Infra e já conseguiu investimentos de R$ 25 milhões. “A participação do comitê que avalia os propostas preliminares tem contribuído com o aumento da qualidade dos projetos submetidos e, consequentemente, com o aumento do percentual de aprovação”, destacou.

O que é o CT-Infra

O Fundo de Infraestrutura, o CT-Infra, é uma fonte de financiamento, criada para viabilizar a modernização e a ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras. São recursos destinados à criação ou à reforma de laboratórios e compra de equipamentos.