Ceca realiza curso sobre criação de coelhos

A cunicultura está na programação dos cursos de verão da Ufal


- Atualizado em
José Roberto e o instrutor do curso, Luciano Gomes de Lima
José Roberto e o instrutor do curso, Luciano Gomes de Lima

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também está no circuito de atividades dos cursos de verão. Desde o último dia 16, está sendo realizado o curso avançado de criação de coelhos, ministrado pelo zootecnista Luciano Gomes de Lima, mestrando da instituição. O objetivo principal é incentivar a cunicultura e divulgar a prática da criação de coelhos entre os pequenos e médios produtores rurais.

Na última terça (17), os alunos receberam a visita do coordenador de Programas de Extensão da Ufal, José Roberto Santos. Ele destacou a importância da realização das atividades. “Queremos que cursos como esse tornem-se uma prática rotineira na universidade”, disse.

Durante o curso, os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre a cunicultura. A proposta é que eles passem a conhecer a origem, o tipo de alimentação adequada e a reprodução desses animais. Também assistirão a um vídeo técnico e vão aprender como é o abate e o processamento da carne do coelho.

Segundo Luciano Gomes de Lima, o conhecimento de técnicas de criação de coelhos é um diferencial na formação de profissionais qualificados na área das Ciências Agrárias. “A maioria dos cursos de Ciências Agrárias não tem profissionais especialistas no ramo da cunicultura. Então, os alunos que estão envolvidos nessa atividade terão mais um conhecimento técnico em seus currículos”, destacou o zootecnista.

Ciente da oportunidade, a aluna Renata Gomes relata a relevância dos conhecimentos adquiridos em tão pouco tempo. “A participação nesse curso trará grandes benefícios para a minha vida profissional, pois, além do manejo de coelhos ser difícil e exigir regras específicas, no Estado de Alagoas não encontramos, com frequência, cursos voltados para a cunicultura”, afirmou.

O zootecnista disse ainda que a atividade também é voltada para incentivar a geração de renda. “Isso porque a criação de coelho pode proporcionar lucro, a depender de como é feito o manejo, como é a genética e a nutrição dos animais”, revelou.

O encerramento da capacitação será nesta sexta, 20, com aulas práticas no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Também será feita uma avaliação dos participantes e o primeiro colocado receberá um livro de Luciano Gomes, sobre a criação de codornas, todo escrito em forma de versos.