Cied promove capacitação sobre o uso do Skype

Ferramenta gratuita facilitará a comunicação gerencial entre a Cied e as coordenações dos polos da UAB


- Atualizado em
Nasson Paulo ministrou o curso para gestores da UAB
Nasson Paulo ministrou o curso para gestores da UAB

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A nova gestão da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas realizou, na última quarta-feira (25), capacitação sobre o uso do Skype, um programa de conversação online gratuito. O evento foi realizado no Campus A. C. Simões, em Maceió, para coordenadores e secretários de polos de apoio dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio da Ufal.

O Skype - programa de uso livre que permite chamadas telefônicas ilimitadas e gratuitas por meio da web - facilitará a comunicação gerencial entre a Cied e as coordenações dos polos da UAB, devido à execução instantânea de suas atividades e às vantagens financeiras que oferece. Assim, cerca de 12 pessoas envolvidas na gestão dos polos alagoanos participaram da capacitação que, além das vantagens citadas, permitirá uma rápida troca de informações entre as unidades de Maceió e as do interior.

De acordo com Nasson Paulo, responsável por ministrar o curso, o programa oferece diferentes ferramentas e vantagens para os usuários. “O Skype permite o contato via chats, SMS, vídeos e ligações gratuitas. Portanto, torna prática a troca de informações em nível gerencial e em nível de controle entre os polos. Além disso, pode ser um recurso para as aulas, visto que, possibilita videoconferências com oito pessoas conectadas ao mesmo tempo”, destacou.

Para a coordenadora do polo Maceió, Elielba Mendes, a economia é um dos principais benefícios  oferecidos pelo programa. “Essa capacitação é fundamental, pois o uso do Skype nos permitirá uma comunicação sem custos”, ressaltou.

O objetivo da Cied é capacitar os coordenadores dos polos da UAB com ferramentas gerenciais. Nesse primeiro momento, a equipe teve como foco a área da comunicação. Os próximos trabalhos de capacitação terão como finalidade facilitar o andamento de processos, permitindo, por exemplo, que as mídias sociais sejam trabalhadas como ferramentas de gerenciamento.