Cursos de verão 2012 encerram atividades

Durante 10 dias, universitários, estudantes do ensino médio, trabalhadores, profissionais liberais e donas de casa puderam trocar experiências e adquirir novos conhecimentos


- Atualizado em
Moradores de bairros próximos à Ufal foram estimulados a ter autopercepção dos movimentos corporais
Moradores de bairros próximos à Ufal foram estimulados a ter autopercepção dos movimentos corporais

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Os cursos de verão 2012, promovidos pela Universidade Federal de Alagoas, foram encerrados na última sexta (20). Quarenta e cinco cursos movimentaram os três campi da Ufal – A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão –, durante os 10 dias do projeto e promoveram a integração entre a academia e a comunidade externa, que veio à instituição em busca de novos conhecimentos e de qualificação em diversas áreas.

Adolescentes puderam participar de aulas de produção de textos; donas de casa fizeram atividades físicas e aprenderam a fazer pizza para melhorar a renda da família; jovens receberam instruções básicas para tocar violão e pandeiro; e pequenos produtores conheceram as técnicas de criação de coelhos. Também houve aulas de fotografia, promoção de saúde, entre outras. Para acompanhar de perto o encerramento dessas atividades promovidas, o coordenador de Programas de Extensão, José Roberto Santos, visitou as turmas e conversou com os participantes para saber qual a avaliação dos cursos.

Experiências positivas

O curso “Práticas Sutis: Conscientização corporal e promoção de saúde”, em sua 4ª edição, foi aberto a toda comunidade e teve a participação de estudantes de graduação da universidade e de pessoas do entorno, principalmente aposentados. A atividade foi coordenada pela professora Janaína Demarchi Terra e, este ano, contou com a parceria do professor de Yoga Vitor Lima e da terapeuta holística Eneida Sobral.

De acordo com os monitores Marcos Vicente Pinheiro Amorim e Amanda Vanessa Farias Aurelianos, na atividade interdisciplinar foi possível desenvolver trabalhos de percepção corporal. "Tendo em vista a realidade corpórea contemporânea, procuramos promover um estilo de vida voltado ao bem estar pleno, desenvolvendo um novo olhar a respeito do processo saúde/doença. Corpo e mente formam uma unidade, portanto, tudo que afeta o corpo afeta também a mente e vice e versa", ressaltaram.

Marcos e Amanda destacaram que as práticas aplicadas convidam o participante a buscar um olhar mais amplo sobre seus processos. "As práticas sutis ou práticas corporais alternativas são trabalhadas dentro do curso de bacharelado em educação física da Universidade Federal de Alagoas e são complementares às atividades físicas convencionais", completaram.

Momento enriquecedor

Recém-aprovados na universidade também participaram da última semana dos cursos de verão. É o caso de Nathalia Brandão, classificada para Comunicação Social. A estudante teve aulas de “Procedimentos para Análise Literária”, ministradas por Adelson da Silva. “Fazer parte desse momento foi enriquecedor, porque pude aprofundar e conhecer alguns aspectos da Literatura. Além disso, substituí o tempo ocioso das férias por ampliação de conhecimentos”, refletiu Nathalia.

O curso de “Produção de Textos Acadêmicos” despertou a atenção de pessoas de outros Estados e mostrou que as atividades da instituição não têm fronteiras. Maria Nascimento veio de Belém de Maria (PE) para assistir à aula na Ufal sobre reflexão de gêneros textuais acadêmicos. “Para mim, foi um privilégio estar aqui. Como sou de fora, achei que estaria entre as últimas com a ficha de inscrição aprovada, mas tive essa maravilhosa oportunidade e pretendo propagar os cursos de verão oferecidos pela Ufal”, contou a pernambucana.

Alunos de pós-graduação envolvidos com a área da Saúde participaram da capacitação “Levantamento Bibliográfico no PubMed – Ferramentas Avançadas”, uma opção para o desenvolvimento de seus trabalhos. Segundo a monitora Ana Karla Lima, a atividade abordou o levantamento bibliográfico na área biomédica, o que permitiu aos alunos uma busca mais eficaz de pesquisas para a produção acadêmica. “Os participantes saíram daqui com uma busca completa referente aos autores que mais escrevem sobre os assuntos que eles estudam. Assim, eles terminaram o curso com a busca e sabendo manusear o PubMed – banco de dados especializado em artigos médicos”, explicou Ana Karla.

Na capacitação sobre “Cuidados Paliativos Oncológicos Domiciliares” estudantes de Enfermagem foram treinados, com a finalidade de melhorar as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Cuidação”, coordenado pela professora Rita de Cássia. O projeto capacita famílias para que pacientes em estado terminal de câncer possam ser cuidados em casa. “Tive a oportunidade de aprofundar conhecimentos, ampliar o currículo e, principalmente, trocar experiências”, garantiu a aluna Mibsan Lysia.