Inscritos na lista de espera do Sisu serão convocados para preencher vagas

Prazo para inscrição se encerra nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro


- Atualizado em
Allan Rodrigues, fera de Educação Física
Allan Rodrigues, fera de Educação Física

Lenilda Luna - jornalista

Os candidatos aos cursos que não foram aprovados nas duas chamadas, e não tiverem feito a inscrição na lista de espera, têm até esta quarta-feira, 1º de fevereiro, para colocar o nome no cadastro do Sisu. Pelo balanço parcial das matrículas da segunda chamada, vão restar vagas, principalmente nos cursos de licenciatura.

Neste segundo dia de matrícula da segunda chamada, o movimento estava bastante tranquilo. No curso de Educação Física, o candidato Allan Rodrigues de Moraes estava animado ao entregar a documentação para garantir a vaga. “Eu já comecei Engenharia, no Cesmac, e Fisioterapia, na Facima, mas não deu para continuar os estudos. Agora que finalmente consegui a aprovação em Educação Física vou organizar meu horário de trabalho para cursar até o fim”, garantiu o novo aluno.

Allan ficou ainda mais animado quando foi informado pela secretária do curso que provavelmente não precisará esperar até o segundo semestre para começar a estudar. “Como nem todas as vagas do primeiro semestre foram preenchidas com a primeira chamada, os alunos convocados agora podem ser encaixados nas primeiras turmas”, comemorou o fera de Educação Física.

No Centro de Educação, durante a manhã desta terça-feira, as cadeiras do auditório onde estavam sendo realizadas as matrículas estavam vazias. “Neste novo sistema do Sisu, a matrícula é bastante flexível. Muitos alunos foram convocados para a primeira opção só na segunda chamada, então eles estão escolhendo para onde ir”, explicou Eraldo Ferraz, coordenador do curso de Pedagogia.

Segundo o coordenador, na primeira chamada, o curso de Pedagogia preencheu pouco mais da metade das vagas. Nesta segunda chamada, até a manhã do último dia de matrícula, ainda restavam 60 vagas.“A tendência é que boa parte dessas vagas seja preenchida com a lista de espera”, ponderou Eraldo.

O coordenador alertou aos alunos que às vezes ficam confusos com duas opções de matrícula. “É preciso refletir e escolher. Não adianta garantir tudo, porque quem fez a matrícula na primeira chamada e resolver se matricular novamente nesta segunda, automaticamente cancela a matrícula anterior”.

No Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) o movimento é intenso. “Muitos alunos que passaram na primeira chamada, mas resolveram fazer o curso da segunda convocação, estão aqui buscando documentos para refazer a matrícula”, informou Maria do Carmo Viana, diretora do DRCA.

“Apesar de estarmos nos adaptando ao Sistema de Seleção Unificada as matrículas transcorreram de forma tranquila. Estamos em comunicação direta com todas as unidades acadêmicas para dirimir qualquer dúvida”, finalizou a diretora.