Mais de 80% dos matriculados na primeira chamada são alagoanos
Ufal faz balanço dessa etapa e alerta para matrícula da segunda chamada, 30 e 31 de janeiro, e inscrição na lista de espera, dia 26
- Atualizado em
Simoneide Araújo - jornalista
Das 5.128 vagas ofertadas pela Universidade Federal de Alagoas, pouco mais de 40% dos classificados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) efetuaram as matrículas. No Campus A.C. Simões, em Maceió, 48% das vagas foram preenchidas; no Campus Arapiraca, 35%; e no Campus do Sertão, 21%. Do total de matriculados, 84% são alagoanos e 16%, de outros estados.
Isso significa que a previsão do reitor Eurico Lôbo foi confirmada. Assim com em outras universidades que aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Ufal registrou índice considerável de desistência e isso abre mais chances para outros classificados ingressaram na instituição alagoana. "A previsão foi baseada em números do próprio MEC [Ministério da Educação], que tem registrado na primeira chamada, em anos anteriores, a confirmação de matrícula em torno de 40% a 45% dos classificados”, disse.
Vale ressaltar que 95% dos matriculados na Ufal são nordestinos: 84% de Alagoas; 4,5% da Bahia; 3,7% de Pernambuco; e 1,3% de Sergipe. Vindos do Sudeste somam 2,6%, de São Paulo Minas Gerais. "Estou certo de que o processo ao qual aderimos é o mais democrático porque, por ser um sistema federal, amplia as oportunidades de acesso ao ensino superior em todo o País", destacou Eurico Lôbo.
Segundo o reitor, para confirmar essa ampliação, basta comparar os números atuais de inscritos com os anteriores. "Em 2010, tivemos 32 mil inscritos no PSS (Processo Seletivo Seriado) e, em 2011, foram mais de 98 mil inscrições no SiSU. Desse total, cerca de 72 mil pessoas concorreram às 5.128 vagas distribuídas entre os 107 cursos da Ufal", contabilizou.
Segunda chamada e lista de espera
Passada a etapa da primeira chamada, o reitor chama a atenção dos classificados para o período das próximas matrículas, dias 30 e 31 de janeiro. Desta vez para os candidatos que constarem na lista da segunda chamada, que será divulgada na quinta, 26.
Após a matrícula das duas chamadas regulares para o processo seletivo, o SiSU disponibilizará à Ufal uma lista de espera destinada ao preenchimento das vagas remanescentes. Os candidatos interessados em participar dessa lista deverão se inscrever, de 26 de janeiro e 1°de fevereiro, no site do sistema (www.sisu.mec.gov.br). Mas eles só poderão disputar as vagas referentes à primeira opção, escolhida no ato da inscrição.
Abaixo, acompanhe o número de vagas preenchidas, por curso, e quantas ainda restam para a segunda chamada: