Veteranos convidam feras para Semana de Comunicação

Estudantes poderão participar de cursos, oficinas e mesas redondas


- Atualizado em

Lenilda Luna - jornalista

A Semana dos Estudantes de Comunicação (Secom), organizada pelos alunos dos primeiros anos de Jornalismo e de Relações Públicas para recepcionar os feras, vai acontecer de 13 a 16 de fevereiro, no Auditório Nabuco Lopes, na Reitoria. Esta será a 12ª edição do evento, que ajuda os novatos a conhecer melhor a estrutura da universidade e ter os primeiros contatos com os profissionais da área.

Durante a matrícula, nos próximos 19 e 20, para primeira chamada, e 30 e 31, na segunda, serão entregues material vamos entregar o kit dos feras, que custa vinte reais, com camisa, bloquinho, bolsa e um guia de sobrevivência. Mas a participação é aberta a todos, independente de adquirir esse material”, explica Iracyane Mota Lopes, da comissão organizadora.

A programação começa no dia 13, às 14h, com apresentação de vídeos sobre o tema da 12ª Secom, que é “Abra a sua Mente”. Em seguida, os feras vão conhecer a estrutura do curso de Comunicação Social, que será apresentada pelo coordenador Ricardo Coelho e representantes estudantis do Diretório Acadêmico (DA), da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufal). No final da tarde, haverá apresentação do grupo de dança africana e à noite será o cineclub com a exibição de curtas.

O segundo dia da semana, 14, será dedicado ao debate com profissionais do mercado de Jornalismo e Relações Públicas, discussão com representantes da academia e exposição sobre as perspectivas da pesquisa científica e de Extensão na área de Comunicação Social.

Na quarta-feira, dia 15, acontecem as oficinas de Fanzine, Produção Audiovisual, Web-Ativismo, Fotografia, Introdução à Edição de Áudio e Vídeo, Rádio, Introdução ao Corel Draw para produção de Flyer, Mídias Virtuais para Relações Públicas.

No último dia da programação, os estudantes vão se reunir em grupos para aprofundar assuntos relacionados ao combate ao preconceito e respeito à diversidade. Entre os temas, estão: diversidade sexual e religiosa, movimentos sociais, união homoafetiva, cultura popular, democratização dos meios de comunicação, qualidade de formação da comunicação e educomunicação.

À noite, será apresentado o resultado das oficinas. A programação termina com uma festa de carnaval. Paa mais informações, basta seguir a comissão organizadora no twitter e participar do grupo criado no facebook.