Biblioteca do Campus do Sertão inova atendimento
Sistema agiliza consulta ao acervo e foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
Em pleno desenvolvimento desde o mês de janeiro, o Sistema de Suporte a Biblioteca (Sisb) possibilitou a informatização de todas as operações comuns à biblioteca do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. O sistema proporciona maior dinamismo de consulta na biblioteca, que oferta, para a comunidade acadêmica do campus e para a sociedade da região, 4.250 exemplares nas áreas de Filosofia, Educação, Matemática, Engenharias, Física, Química, Linguística, Literatura, História e Geografia.
A bibliotecária responsável pelo setor, Luiza Glaciete Freire, informa que o sistema implantado é fruto de uma ideia do analista de sistemas do Núcleo de Tecnologia da informação (NTI) do Campus do Sertão, Deive Fabian. “O projeto foi dotado de três etapas e é exclusivo de nossa biblioteca. Nós seguimos as regras da Biblioteca Central instalada no Campus Maceió e, em pouco tempo, também será implantado na Unidade de Ensino de Santana do Ipanema”.
Luiza Glaciete Freire diz que por meio desse sistema ficou mais fácil fazer empréstimos do acervo, reservas, renovações, devoluções e também calcular automaticamente o valor das multas devidas por atraso do usuário na locação de livros, além de se obter diversos tipos dos serviços. Ela explica o uso de um cadastro integrado e único, sendo desnecessário o usuário fazer um cadastro específico para a biblioteca.
“O recadastro feito no ato do ingresso na universidade vale para todos os programas informatizados, desde laboratórios de informática, biblioteca até a emissão de certificados. Para a realização de quaisquer operações, é necessária a identificação por foto e por digitação de senha única, que o usuário cadastra ao ingressar na instituição”, frisa a bibliotecária.
Ela acrescenta que, para a dinamização do serviço, foi implantado um quiosque digital de consulta de todos os livros existentes na biblioteca, que possibilita ao aluno ou ao visitante a procura pelo tema de interesse, título, número de exemplar ou autor, bem como saber qual é a quantidade e a disponibilidades de cada obra.
Ampliação do espaço
Funcionando durante os três horários e ocupando espaço provisório, a sede da biblioteca do Campus do Sertão será concluída ainda este ano, ofertará maior estrutura para estudo individual e em grupo, e terá a ampliação do acervo que receberá ainda nesse semestre novos exemplares.
Mesmo com uma equipe pequena, apenas ela e um auxiliar, Luiza Glaciete diz que a vontade de trabalhar vem vencendo todas as barreiras para estruturação e crescimento do serviço ofertado à comunidade. “Em breve será disponibilizado um módulo do Sistema Sisb para atendimento a consultas de usuários de sua própria casa. Além de outras funções, o módulo, por exemplo, possibilitará ao usuário rever as datas de devolução dos exemplares locados e consultar disponibilidade de exemplares”.