Escola de Enfermagem e Farmácia inicia reforma na estrutura física

Assinatura de contrato com empreiteira prevê prazo de cinco meses para conclusão de obras


- Atualizado em

Jhonathan Pino - jornalista

Na tarde de segunda-feira (13), o reitor Eurico Lôbo recebeu representantes da empresa Arcon Construções LTDA para assinar contrato de reforma e adaptação do prédio da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar). Serão realizadas obras na sala dos professores, no auditório, nas coordenações dos cursos, secretarias administrativas e acadêmicas, que devem ser finalizadas em cinco meses.

Na assinatura do contrato, além do reitor e do sócio da empresa contratada, Ciro Quintella, estavam presentes a vice-reitora Rachel Rocha; a superintendente de Infraestrutura, Nélia Callad;, e o diretor da Esenfar, João Xavier.

O reitor disse que esses encontros, entre a Universidade e as empresas contratadas, serão uma constante nesta gestão. “A partir de agora, todas as obras terão esse procedimento de convocação de empreiteiras e representantes da Ufal para a assinatura do contrato e reafirmação de compromisso das obras”, declarou.

Além dessa obra, custeada em R$ 204.150 mil, a Arcom também está em processo de finalização do novo prédio do Instituto de Computação e dois blocos de sala de aula, por trás do prédio João de Deus, no Campus Maceió. Ainda este mês, a empresa assinará o contrato de construção do bloco 9, pertencente ao Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS).

Obras em andamento nos três campi

A Universidade conta atualmente com 41 obras em andamento. Segundo Eurico Lôbo, neste primeiro semestre serão concluídas obras de blocos de salas de aula e laboratórios. “Temos boas perspectivas para entregarmos a primeira parte da Residência Universitária do Campus A. C. Simões e iniciarmos a construção dos prédios do restaurante e da residência em Arapiraca e em Delmiro Gouveia. Teremos um ano de muito trabalho e de muitas realizações”, anunciou.

Em entrevista do ex-pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato, em dezembro do ano passado, foi revelado que no últimos anos a Ufal recebeu investimentos da ordem de 90 milhões de reais na área de infraestrutura. Neste ano de 2012, com a conclusão de novas obras, o montante chegará a R$ 100 milhões.

São recursos oriundos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), de emendas da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições de Ensino Superior), da própria Ufal, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) e do CT Infra, o fundo de infraestrutura criado para viabilizar a modernização e a ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras.