Instituto de Matemática movimenta férias no campus

Nivelamento, workshop e cursos de verão são promovidos pela unidade


- Atualizado em
Professor Júlio César ministra aula para alunos da graduação em Matemática
Professor Júlio César ministra aula para alunos da graduação em Matemática

Lenilda Luna - jornalista

Pelo calendário da Universidade Federal de Alagoas, o ano letivo começa dia 13 de fevereiro, mas no Instituto de Matemática o movimento de alunos e professores já é intenso desde o fim de janeiro. É que neste período a unidade promove eventos importantes na área acadêmica, abordando desde conhecimentos básicos até pesquisa mais avançada. Graduandos, pós-graduandos, novos alunos e pessoas da comunidade participam da programação.

A exemplo de outros cursos da área de Exatas, o nivelamento realizado pelo curso de Matemática promove o reforço em algumas disciplinas, consideradas mais complexas pelos alunos.  Para os estudantes que acabaram de ser aprovados, o curso ajuda a compreender alguns conceitos que serão fundamentais para a formação universitária. Este ano, os feras estão revendo noções de Trigonometria.

Os alunos de graduação que pretendem se candidatar a novas etapas na formação acadêmica, encaram o verão como tempo de estudar. Os cursos do 11º Programa de Verão em Matemática começaram dia 2 de janeiro e prosseguem até 28 de fevereiro.  São capacitações voltada à iniciação científica, mestrado e doutorado. "Eu estou terminando a minha graduação e pretendo me candidatar ao mestrado, por isso acompanho os cursos para tirar dúvidas nas disciplinas em que senti mais dificuldades e, assim, me qualificar para a pós-graduação", relatou Gianni Leal, estudante de Matemática.

Evento internacional

Fora do campus, o curso de Matemática também movimenta as férias. Está sendo realizado, até 10 de fevereiro, o 2º Workshop de Geometria Diferencial. As atividades concentram-se no auditório do Hotel Ponta Verde, com participação de pesquisadores de instituições como Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), USP, Unicamp, UnB, UFRJ, Puc-Rio, UFPE, UFC, Ufba, UFS, UFSM, além de representantes de insituições da França, Itália, EUA, China, Romênia, México e Peru.

Entre os palestrantes, destacam-se pesquisadores renomados como: Sérgio Almaraz, da Universidade Federal Fluminense; Manfredo do Carmo, do  Impa; Hui-Dong Cao (Lehigh University - USA); Laurent Hauswirth (Université de Paris Est - France); Stefano Pigola (Università degli Studi dell'Insubria - Italia), entre outros. Um dos destaques da programação é o minicurso "Superfícies estáveis de curvatura média constante em 3-variedades", que será ministrado pelo professor Jose M. Espinar,  do Impa.

O diretor do Instituto de Matemática, José Carlos Almeida, destaca a participação de estudantes, professores e pesquisadores nessas atividades. "Mesmo sendo um período de descanso, os estudantes vêm participar, porque são ótimas oportunidades de compartilhar conhecimentos, encaminhar projetos para o mestrado e doutorado, fazer contatos importantes em nível nacional e internacional com pesquisadores do Brasil e de várias partes do mundo", destacou.

Leia também:  Intercâmbio consolida pesquisa no Instituto de Matemática