Mestra pela Ufal é destaque em concurso internacional
Fabiana Toledo também fez a graduação em Ciência da Computação e se destaca em prêmios e desafios nacionais
- Atualizado em
Myllena Diniz - estudante de Jornalismo
A mestra em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Alagoas, Fabiana Toledo, está classificada para a segunda fase do “Piensa En Innovar”, concurso internacional realizado pela empresa espanhola Indra, presente em mais de 110 países. Os critérios de avaliação são o grau de inovação, a tecnologia aplicada e a viabilidade comercial. De acordo com essas linhas, o projeto da alagoana está entre os dez que mais despertaram o interesse da comunidade.
A proposta do evento é apoiar a inovação, sobretudo, tecnológica. Sob essa perspectiva, Fabiana desenvolveu o projeto Televisão Digital Assistiva e Interativa, um software que agrega a tecnologia digital a dispositivos móveis e disponibiliza recursos que facilitam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. “Um indivíduo com dificuldades motoras, por exemplo, não usaria o controle remoto, mas a voz”, explicou a pesquisadora.
Segundo Fabiana, o projeto uniu seus interesses por estudos na área da TV digital à demanda por inclusão social. “É crescente o incentivo do governo federal à tecnologia assistiva para indivíduos com limitações físicas. Há três anos, o País tenta implantar a interatividade na televisão, então precisamos pensar em como essas pessoas irão interagir. Assim, como estou engajada em projetos de TV Digital, procuro elaborar algo, dentro da área, de acordo com a viabilidade e com o momento”, destacou.
A relação com a Ufal é considerada pela analista de sistemas um fator preponderante para o desenvolvimento de seus projetos, bem como o destaque em nível nacional e internacional. “Antes do mestrado, eu não havia pensado em TV digital como uma forma de inclusão. Eu tive a oportunidade de ver nascer tecnologias e de discutir a função da interatividade, com foco na modelagem do conhecimento. Meu contato com a Ufal fez toda a diferença, pois aliei esses conhecimentos a uma rede de contatos interessantes”, revelou Fabiana.
Histórico
O mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento da Ufal rendeu a Fabiana Toledo a criação de diversos projetos envolvidos na área de TV digital. Nesse contexto, ela acumula um histórico de criações e estudos com bons resultados em diferentes concursos nacionais.
Tudo começou na graduação de Ciências da Computação na Ufal, quando ela criou um sistema digital de informação, adquirido, posteriormente pela TV Globo. Anos depois, a analista de sistemas conquistou o terceiro lugar no Desafio Empreendedor Telefônica, realizado em todo o Brasil.
Em 2008, ganhou a etapa regional do Prêmio Santander. No ano seguinte, no mesmo concurso, esteve entre os três melhores do País, na categoria Ciência e Inovação. Além disso, ficou entre os 60 aprovados para a primeira etapa do Desafio Brasil de 2010, com o projeto T-Aula, direcionado à educação a distância na TV Digital.
O concurso
A disputa do “Piensa en Innovar” teve mais de cinco mil inscritos em todo o mundo, 1.500 projetos apresentados e apenas 608 aceitos. A segunda fase do concurso foi apresentada à comunidade em geral, que votou até o dia 15 de fevereiro. Agora, chegou a vez do júri técnico avaliar os projetos, até a próxima quarta-feira, 29 de fevereiro. O resultado geral deve sair em março deste ano.