Reitoria mantém calendário de visitas às unidades de ensino
Equipe descentraliza atendimento e busca aproximar-se da realidade de cada setor
- Atualizado em
Simoneide Araújo - jornalista
Marcel Henrique Leite - estudante de Jornalismo
A proposta do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha, junto com a equipe, é descentralizar o atendimento aos dirigentes dos institutos e faculdades instalados nos três campi da Universidade Federal de Alagoas, localizados em Maceió, Arapiraca e no Sertão. Com as visitas às unidades acadêmicas pretende-se ouvir diretores, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, para conhecer problemas comuns e buscar soluções para os mesmos.
Com o cronograma de visitas, o reitor Eurico Lôbo quer estreitar a relação com todos os gestores. "As portas estarão sempre abertas para receber os diretores das unidades, mas nossa proposta com as visitas é nos aproximar mais e ver de perto a realidade de cada uma delas. Estamos abertos ao diálogo porque nosso objetivo é melhorar o funcionamento da universidade. Nossa gestão trabalha de forma integrada e é assim que conduziremos os próximos quatro anos à frente da Reitoria", anunciou.
A agenda começou no Instituto de Física e seguiu pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); pelo Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, e Unidade de Santana do Ipanema; Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Faculdade de Odontologia (Foufal); Centro de Educação (Cedu); Campus Arapiraca e suas unidades em Palmeira dos Índios, Viçosa e Penedo; Instituto de Ciências Sociais (ICS); Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDMA); Escola Técnica de Artes (ETA) e Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA).
Artes
Na última quinta-feira (9), os cursos da Unidade de Artes (Dança, Música e Teatro), que funcionam no Espaço Cultural da Praça Sinimbú, e Comunicação foram os visitados. Rachel Rocha representou o reitor Eurico Lôbo, que se encontrava em Recife, em reunião de reitores das universidades do Nordeste.
Os professores agradeceram a atenção e parabenizaram a iniciativa da gestão de conhecer de perto a realidade de cada unidade. Uma das propostas apresentadas na unidade foi a captação de recursos junto ao Ministério da Cultura para atender a algumas demandas e investir na ampliação da graduação. Segundo a vice-reitora, a Ufal está trabalhando para buscar recursos extraorçamentários para serem aplicados diretamente nos cursos. Com isso, ela acredita que haja melhor planejamento e funcionamento da unidade, investindo em melhorias na graduação e, futuramente, na pós-graduação.
Também foi discutida a necessidade de formação dos alunos em cursos de línguas, para que eles possam concorrer aos editais internacionais abertos na Ufal e acompanhar a internacionalização da universidade. Outras questões abordadas foram a necessidade de reestruturação física do Espaço Cultural e a criação de um instituto autônomo que contemple a área das artes.
Comunicação
No curso de Comunicação, entre as reivindicações apresentadas estão a melhoria da infraestrutura do COS, ampliação de salas de aula e aquisição de equipamentos para os laboratórios de Relações Públicas e Jornalismo. Alguns encaminhamentos já foram feitos, como a reforma da sala onde funciona a Hemeroteca e a troca de aparelhos de ar condicionado.
Quanto às constantes quedas de energia, a vice-reitora explicou que esse é um problema que afeta a universidade e os bairros do seu entorno. "Estamos trabalhando acima da nossa capacidade, mas o reitor Eurico Lôbo está buscando recursos extraorçamentários para termos nossa subestação no campus. O projeto está avaliado em cinco milhões de reais e vai garantir segurança em termos de eficiência energética", completou.
A superintendente de Infraestrutura, Nélia Calado, também informou o prazo para solicitar compra de equipamentos. Os pedidos devem ser encaminhados pelos diretores das respectivas unidades até o próximo dia 15 de março.
Os pró-reitores de Pós-graduação, Simoni Meneghetti; de Extensão, Eduardo Lyra; de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa; de Gestão de Pessoas, Sílvia Cardeal; de Graduação, Amauri Barros; e Estudantil, Pedro Nelson, além da superintendente de Infraestrutura, Nélia Calado; do diretor do Núcleo de Tecnologia da informação, Rodrigo Paes; e da coordenadora da Assessoria de Comunicação, Simoneide Araújo, acompanham o reitor e a vice nas visitas.