Ufal gerencia projetos com foco na qualidade de vida da população
Curso de Educação Física receberá recursos do Ministério do Esporte para ampliação e reforma de parque esportivo
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
O Estado de Alagoas, por meio do curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, já tem elaborado seis projetos na área de esporte, qualidade de vida e saúde, destinados a 1500 crianças de escolas públicas da capital e do interior. De acordo com a professora Leonéa Santiago, os projetos concorrem a recursos do Ministério do Esporte, dentro da Lei de Incentivo ao Esporte e da Rede Nacional de Treinamento, e vão funcionar como laboratório de ensino dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado).
Leonéa Santiago, gerente dos projetos no Estado, diz que as universidades públicas do País vêm recebendo recursos do Ministério do Esporte para investimento na saúde, qualidade de vida das populações e na prática do esporte. Os seis projetos elaborados pela equipe alagoana visam, principalmente, à área de infraestrutura e objetivam reformar e ampliar o Parque Esportivo do Campus Maceió. Concorrem a recursos do Ministério do Esporte às seguintes modalidades olímpicas: natação; ginástica artística e rítmica desportiva, atletismo, esportes coletivos, futebol e desporto coletivo
A Ufal vem sendo motivada pelo ministério para integrar a Rede Nacional de Esporte de Alto Rendimento com as modalidades paraolímpicas, que já possuem índices registrados pelos paraatletas alagoanos, os quais terão espaço de treinamento e reabilitação no Campus Maceió. “Outra motivação é para o futebol feminino, por causa do ícone alagoano Marta - a Rainha Marta”, diz Leonéa.