Campus Arapiraca promove encontro sobre acessibilidade da pessoa surda

Evento terá mesas redondas, oficinas de libras e apresentações culturais


- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Durante os dias 28, 29 e 30 de março, o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas sediará o 2º Encontro sobre Cidadania e Surdez: (Re) Pensando a Acessibilidade da Pessoa Surda no Agreste Alagoano. O evento acontece devido à necessidade de se discutir o direito à informação e ao livre acesso a ambientes públicos de pessoas com limitações físicas, motoras, intelectuais ou sensoriais.

Além da discussão sobre a importância da acessibilidade de indivíduos surdos em diferentes locais de Arapiraca, o encontro tem como objetivo refletir sobre a atuação do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a formação desse profissional no Agreste de Alagoas. O debate será baseado nas Leis 10.098/2000 - que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção do acesso de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida - e 12.319/2010, responsável por regulamentar a profissão de tradutor e intérprete de libras.

A programação dispõe de mesas redondas sobre a acessibilidade da pessoa surda à escola regular, ao ensino superior, ao mercado de trabalho e aos serviços públicos de saúde. Além disso, o encontro disponibilizará apresentações culturais e oficinas de libras. O encerramento das atividades será feito pela professora Larissa Rebouças, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que ministrará o fórum “Cidadania e Surdez: (Re) Pensando a Acessibilidade da Pessoa Surda”, no qual levantará discussões sobre as dificuldades enfrentadas por deficientes auditivos em vários ambientes da sociedade.