Campus do Sertão, uma nova realidade para região sertaneja

Para o diretor-geral, Ricardo da Silva, é uma transformação na vida de muitas pessoas nesses dois anos de implantação


- Atualizado em
Ricardo da Silva, professor e diretor-geral do Campus do Sertão
Ricardo da Silva, professor e diretor-geral do Campus do Sertão

Ricardo da Silva

O Campus do Sertão é uma realidade para o povo sertanejo. Não estamos falando apenas de centenas de alagoanos que hoje têm a oportunidade de frequentar uma universidade sem ter que deixar sua casa, sua família. Estamos nos referindo à possibilidade de transformação e mudança no curso da vida de muitas pessoas.

Pessoas como os docentes, discentes e técnicos das mais diversas regiões do Brasil que escolheram ser parte dessa história. Todos compromissados com o grande desafio apontado pelo processo de interiorização das Instituições de Ensino brasileiras que vem ocorrendo nos últimos anos.

Apesar das dificuldades, temos orgulho de fazer parte dessa instituição que definitivamente vem para agregar na luta pela transformação da nossa sociedade tão desigual. O desafio está em fazer ensino, pesquisa e extensão e ao mesmo tempo dotar os espaços do campus a partir de um processo de gestão que contemple a diversidade e os anseios da comunidade acadêmica, sem esquecer da população sertaneja que clama por uma instituição que atenda as suas demandas macros.

O Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia e Unidade de Ensino em Santana do Ipanema, tem em seu corpo docente professores/as doutores/as, mestres/as e especialistas. A equipe técnica é formada em sua maioria por servidores/as com curso superior. Atualmente, são mais de 1.200 discentes matriculados nos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, Geografia, História, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.

O campus está em pleno processo de construção. Na unidade em Santana do Ipanema funcionamos em um espaço locado no centro da cidade, que está sendo estruturado para melhor atender as demandas. Na sede em Delmiro Gouveia, já estamos trabalhando no prédio central que se configura na região com uma obra arquitetônica imponente.

São diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por docentes, discentes, técnicos e pessoas da comunidade em toda região do Baixo, Médio e Alto Sertão e até em outros Estados circunvizinhos.

Obras importantes estão sendo retomadas: em Santana do Ipanema a construção do prédio-sede da unidade e em Delmiro Gouveia o prédio anexo ao central. Novos projetos estão em andamento, o Restaurante e a Residência Universitária, e ainda um Ginásio Poliesportivo.

Há, sem dúvidas, um longo caminho a seguir, mas todos nós que fazemos o Campus do Sertão da Ufal, que enfrentamos as adversidades cotidianas, e aqueles/as que de alguma maneira contribuíram e contribuem para o campus, comemoram esta data.

Parabéns ao nosso Campus do Sertão!