Circuito Ufal de Arte e Cultura aproxima comunidade e produção artística
Projeto consiste em visita à Pinacoteca Universitária, ao Museu Théo Brandão, apresentação artística e bate-papo
- Atualizado em
Com objetivo de consolidar a produção e o consumo de bens culturais em Alagoas, tem início, a partir da terça-feira, 6 de março, o Circuito Ufal de Arte e Cultura. O projeto é gratuito e consiste numa visita à Pinacoteca Universitária e ao Museu Théo Brandão, em apresentação artística e bate-papo. O projeto é fruto do edital Proext 2010, do MEC/Sesu. O projeto abrange os cursos de graduação em Dança, Teatro e Música, Pinacoteca Universitária (Pina), Museu Théo Brandão (MTB), o Espaço Cultural e a Escola Técnica de Artes.
O roteiro educativo de visitas aos equipamentos culturais da Ufal é voltado a diferentes segmentos da sociedade alagoana. As atividades do circuito estão programadas para serem realizadas uma vez por semana, durante os meses de março, abril e maio. A Universidade disponibilizará um ônibus para as visitas, e a seleção do público será realizada a partir de consulta e agendamento com as comunidades pouco assistidas de equipamentos culturais.
Durante as visitas, o público irá interagir com os artistas em formação, deixando numa Folha de Impressão suas opiniões, críticas e definições sobre o universo artístico-cultural explorado, bem como levantando questões durante os bate-papos. “A proposta é mostrar para os visitantes que os museus e as mostras artísticas são espaços vivos de fruição, onde artista e público podem interagir e trocar experiências, e não apenas receber informações de forma passiva”, afirma Tatiana Alves, responsável pela orientação pedagógica dos roteiros de visita.
O circuito busca, sobretudo, formar e sensibilizar o público para a fruição de bens artísticos e culturais, estimular o ingresso no estudo das artes, além de incentivar o potencial criativo dos participantes e fomentar a pesquisa e as ações de extensão entre alunos universitários.