Mestrado em Enfermagem realiza aula inaugural na segunda-feira

Esta é a segunda turma da pós-graduação, que iniciou atividades em 2011


- Atualizado em
Patricia de Paula, nova mestranda da Esenfar fazendo a matrícula
Patricia de Paula, nova mestranda da Esenfar fazendo a matrícula

Lenilda Luna - jornalista

Na segunda-feira, 26, às 14h, será realizada a aula inaugural da segunda turma do mestrado em Enfermagem. O curso de pós-graduação strictu sensu tem o objetivo de formar pesquisadores e docentes para qualificar a atuação de profissionais de saúde em Alagoas. A área de concentração é em Enfermagem no Cuidado em Saúde e na Promoção da Vida, com duas linhas de pesquisa: “Enfermagem, Vida, Saúde, Cuidado dos Grupos Humanos” e “Enfermagem, Ciência, Tecnologia e Inovação para o Cuidado”.

De acordo com o diretor da Escola de Enfermagem e Farmácia  (Esenfar) da Ufal, professor João Xavier, o mestrado em Enfermagem foi uma grande conquista para o curso e para toda a sociedade. O grduação em Enfermagem da Universidade tem mais de 35 anos e foi o primeiro do Estado. “Temos uma grande demanda reprimida em qualificação para esta área. Na Ufal, temos dois cursos de graduação em Enfermagem, nos campi Maceió e Arapiraca, fora os cursos em faculdades particulares. Muitos desses profissionais tinham interesse em buscar uma titulação”, ressalta o diretor.

A primeira turma, que foi iniciada no primeiro semestre de 2011, está se preparando para apresentar as dissertações no fiim de 2012. A segunda turma realizou matrícula nesta sexta-feira. Entre os alunos que estavam se matriculando, Patricia de Paula estava estusiasmada. “A seleção foi muito disputada: eram 120 inscritos para 12 vagas. Estou muito feliz de estar entre os selecionados”, comemorou a nova mestranda.

Fortalecimento da pesquisa

O diretor da Esenfar, João Xavier, destacou os investimentos na qualificação do corpo docente. “Participamos de um doutorado interinstitucional com a Universidade Federal de Sergipe [UFS] e a Universidade de São Paulo [USP]. Dez dos nossos professores, incluindo duas enfermeiras de Arapiraca que ainda não tinham essa titulação, vão defender as teses no início de 2013”, comemora Xavier.

Além disso, a comissão de avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) esteve recentemente na Esenfar para avaliar o projeto de mestrado em Farmácia. O resultado deve sair em breve. Segundo o diretor,o mestrado em Ciências Farmacêuticas também está sendo aguardado com grande expectativa. “O curso vai contribuir para a formação de profissionais habilitados para pesquisar e produzir novos fármacos”, ressalta o diretor.