Odontologia oferta serviços especializados à comunidade carente
Atendimento é feito nas cinco clínicas especializadas com atendimento para todas as faixas etárias
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
Semanalmente, cerca de 400 pessoas têm acesso aos serviços ofertados pelas cinco clínicas da Faculdade de Odontologia (Foufal) da Universidade Federal de Alagoas. O atendimento é destinado à comunidade carente, contemplando crianças, jovens, adultos e idosos com vários procedimentos especializados na área de saúde bucal, desde o mais simples, como a prevenção, aos de maior complexidade. Entre eles, estão restaurações, extrações simples, cirurgias dentísticas, periodontia, tratamento endodôntico (canal) e próteses fixa, parcial removível e total.
O atendimento funciona como campo de estágio para os alunos a partir do quinto período e se estende até o nono, para agregar o conhecimento teórico ao prático da disciplina Clínica Integrada. O serviço ofertado na área de Odontopediatria é realizado em quatro clínicas e integra a disciplina Odontologia Infantil, atendendo crianças de zero a 7 anos de idade.
No décimo período, último ano do curso, dentro da disciplina Estágio Extramuros, os alunos têm como campo de estágio o Hospital Geral do Estado e os municípios conveniados Junqueiro, Messias, Marechal Deodoro e São Luís do Quitunde. A coordenação é do professor Antônio Amorim Araújo e os estudantes são supervisionados por profissionais da área, atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF).
Em 2011, o serviço à comunidade foi ampliado com a implantação do atendimento na área de Geriatria, sob responsabilidade do professor Adelmo Farias Barbosa. “A necessidade dessa clínica específica é por ser o idoso um paciente diferenciado e apresentar complicações próprias do envelhecimento que têm repercussão direta na cavidade bucal”, diz o coordenador. O atendimento é feito às quintas-feiras, no horário de 8 às 12 horas.
A coordenadora do curso, Lorena Menezes, informa que a Foufal dispõe do setor de urgência. Já as clínicas integradas funcionam diariamente em horário diferenciado, a depender do procedimento necessitado, e cada uma está sob a coordenação de um docente. Cerca de 35 professores acompanham os alunos na execução dos procedimentos.
Atendimento e aprendizado
A professora Lorena explica que o funcionamento das clínicas de forma integrada é fruto da reforma curricular do curso, em 2006, objetivando não só a formação acadêmica do aluno, mas também prepará-lo para a atividade profissional com foco nas necessidades da população dentro do sistema em vigência no País, o Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço é dotado de 52 equipos e também há as atividades dos laboratórios de Radiologia, Prótese Total e Prótese Parcial Removível.
O atendimento odontológico ofertado à comunidade carente é realizado pelo curso de Odontologia desde o seu surgimento. A reforma curricular teve como objetivo preparar o aluno de forma humanizada. “Formamos cirurgiões-dentistas, generalista, humanista com visão crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor técnico e científico”, declara Lorena.
O conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho (Enade) tem garantido à Foufal destaque nacional em cursos e concursos. O componente juá, do creme dental fabricado pela indústria Colgate, começou a ser pesquisado por uma aluna que ganhou concorrida competição nacional, ao comprovar cientificamente a eficiência da planta para a saúde bucal.
“Alunos também têm se destacado na aprovação de cursos de pós-graduação de instituições de referência no País, assim como em concursos. As ações promovidas pela Faculdade de Odontologia têm gerado Trabalhos de Conclusão de Cursos, atividades de extensão e de pesquisas em prol da comunidade, em consonância com o nosso propósito, que é formar o aluno para a profissão e para a vida”, concluiu a professora Lorena Menezes.