Pesquisa sobre aves endêmicas é tema de programa Terra e Mar
O projeto de pesquisa é do profesor Márcio Efe, do ICBs e será tema do Terra e Mar, programa da Tv Gazeta, exibido aos sábados, a partir do meio dia
- Atualizado em
O professor doutor Márcio Efe, coordenador do Laboratório de Bioecologia e Conservação de Aves Neotropicais do Instituto de Ciências Biológicas terá seu programa de Monitoramento e conservação de aves endêmicas e ameaçadas do Centro Pernambuco de Endemismo, projeto apoiado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, divulgado no Programa Terra e Mar da TV Gazeta de Alagoas, neste sábado, 24 de março.
O programa foi gravado na Estação Ecológica de Murici e vai abordar as etapas da pesquisa e a importância da conservação das aves endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica Nordestina. Essa é uma primeira oportunidade também de divulgar as aves de Alagoas, que serão motivo da vinda de diversos pesquisadores e amantes da observação de aves para o estado no final do ano.
O professor Márcio Efe é o Presidente do XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia a ser realizado entre 18 e 23 de novembro deste ano no Centro de Convenções de Maceió. O evento, inédito em Alagoas, traz para o Nordeste a oportunidade de discutir a situação atual e as perspectivas futuras sobre a Conservação de Aves no Brasil, tema central do evento. “Não poderia ser diferente, pois o Nordeste do Brasil tem o setor mais ameaçado do Bioma Mata Atlântica, em consequência do desmatamento, restando apenas 2% de sua área original”, diz o professor.
Ele também destaca que a Mata Atlântica Nordestina, parte da floresta Atlântica situada ao norte do rio São Francisco conhecida como Centro Pernambuco de Endemismo, é considerada uma região de extrema importância para a conservação das aves, pois possui mais da metade de todas as aves que ocorrem na floresta Atlântica brasileira e abriga um conjunto significativo de espécies endêmicas e ameaçadas.
Paralelamente ao XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, estará acontecendo a 1ª. Feira Nacional de Observadores de Aves (FeNOA), evento inédito que pretende atender a um novo público que também tem a conservação das aves como interesse. Ambos os eventos esperam atrair centenas de pesquisadores, alunos e observadores de aves nacionais e estrangeiros para participarem de palestras, simpósios, minicursos e excursões programadas para conhecer as aves endêmicas e ameaçadas do Estado.
A 1ª. Feira Nacional de Observadores de Aves reunirá vários expositores que disponibilizarão aos participantes informações, produtos e serviços específicos para a atividade de observação de aves. Para mais informações, acesse http://www.comuniceventos.com.br/index.php/evento/195/xix-cbo-2012