Sindicato dos Jornalistas homenageia vice-reitora

Rachel Rocha será uma das destaques entre mulheres jornalistas


- Atualizado em
Rachel Rocha é destaque entre mulheres jornalistas
Rachel Rocha é destaque entre mulheres jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), por meio da Comissão de Mulheres, realizará nesta quinta-feira, 22, às 19h, o 2º Happy Hour em Homenagem às Mulheres Jornalistas, entre elas, a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha. Será no Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários, no Centro, com apresentação da cantora Vânia Garcia, acompanhada pelo violonista Zailton Sarmento.

Na oportunidade, o sindicato prestará homenagem a mais duas mulheres jornalistas que também se destacam em seus espaços de atuação profissional. Este ano, as indicadas são a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha; a repórter do jornal Gazeta de Alagoas, Bleine Oliveira; e Olívia de Cássia, assessora de imprensa do deputado estadual Ronaldo Medeiros, revisora e blogueira da Tribuna Independente. Na programação consta ainda um bate-papo com a policial civil Eulina Neta, presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

A atividade do Sindjornal integra a programação da CUT Alagoas para o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. O objetivo é promover a integração da categoria, com foco na reflexão sobre o papel da mulher jornalista frente às questões de gênero que afetam a formação da sociedade.

Segundo a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes, as dificuldades enfrentadas pelas jornalistas no mercado de trabalho são as mesmas das demais mulheres, por isso o sindicato se une às entidades da sociedade civil que lutam pela igualdade de oportunidade, respeito aos direitos de cidadania e contra a violência que atinge as mulheres.

No esforço de contribuir para um jornalismo de respeito aos direitos da mulher, o Sindjornal realizou em 2011 o Curso sobre Gênero, Raça e Etnia para jornalistas, resultado de uma parceria entre a Fenaj e a ONU Mulheres, que aconteceu em oito capitais, incluindo Maceió. O objetivo foi melhorar a qualidade da abordagem de temas relacionados ao universo feminino no jornalismo.

Fonte: Sindjornal