Arquitetos do Brasil e de outros países debatem urbanismo no século 21

Ciclo de palestras realizado em Maceió conta com arquitetos da França, Colômbia e Brasil


- Atualizado em

O 10° Ciclo de Palestras promovido pelo Laboratório de Conforto Ambiental da Universidade Federal de Alagoas terá como tema a "Arquitetura e Urbanismo no século XXI". O evento será realizado no Maceió Mar Hotel, nos dias 7, 8 e 9 de maio, das 19 às 22h, com a participação dos arquitetos: o francês Pierre Fernandez, a colombiana Andrea Triana, Paulo Martins, do renomado escritório Triptyque, de São Paulo, além de Juliana Batista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,  e da designer Marta Melo, do Sebrae.

A programação também inclui sorteios de cursos da GTech e brindes da Lúmina, além de um show especial com piano e voz no último dia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no LabConf/Ufal ou na loja Petit Casa, na Jatiúca, por apenas R$ 40,00 para estudante e R$ 50,00 para os profissionais.

Sobre o Laboratório


O Laboratório de Conforto Ambiental desenvolve pesquisas nas áreas de clima urbano, desempenho térmico, ventilação, iluminação natural e acústica arquitetônica. Tais pesquisas são desenvolvidas em três frentes: equipamentos fixos (céu artificial e heliodon), equipamentos de medição e simulações computa-cionais. Esses equipamentos vêm sendo utilizados como apoio às aulas de graduação, dentro de diversas disciplinas do curso graduação em Arquitetura e Urbanismo (Conforto Ambiental 1, Conforto Ambiental 2, Conforto Ambiental 3, Ergonomia e toda linha de Projeto Arquitetônico), bem como às disciplinas ministradas no Programa de Pós–Graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado e no Prodema - Programa de Pós–Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Os grupos de pesquisa ligados os Laboratório de Conforto Ambiental são O Geca —Grupo de Estudos em Conforto Ambiental e o Grilu —Grupo de Estudos em Iluminação.

O Grupo de Estudos de Conforto Ambiental (Geca), formado em 1992, estuda os aspectos relacionados ao conforto ambiental do espaço habitado. O objetivo é contribuir com a eficiência energética e a melhoria dos níveis de conforto térmico, acústico e lumínico do tecido urbano e das edificações. O grupo trabalha no laboratório para simulações e análises de conforto ambiental, vinculado aos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e o de pós-graduação Dinâmicas do Espaço Habitado.