Assassinato de Luiz Ferreira de Souza será lembrado durante Ato em Defesa da Vida

Programa Ufal em Defesa da Vida vai resgatar histórias de vítimas de violência


- Atualizado em
Luiz Ferreira, assassinado em setembro do ano passado

Lenilda Luna - jornalista

No dia 8 de maio, no campus Maceió, durante o 11º Ato do programa Ufal em Defesa da Vida, os parentes de vítimas da violência vão resgatar histórias de dor e falar sobre a luta para garantir a punição dos assassinos."Queremos dar voz aos familiares que estão sofrendo, para que eles falem dos parentes assassinados, contem o que aconteceu, desabafem, relembrem e sejam escutados", disse Ruth Vasconcelos, coordenadora do programa.

Um dos casos que deve ser lembrado durante o ato é o do professor da Ufal e vereador de Anadia, Luiz Ferreira de Souza, assassinado com vários disparos de arma de fogo, em 3 de setembro de 2011. “A família ainda está muito abalada com tudo o que aconteceu, mas faremos o possível para participar”, disse a professora de Música da Ufal, professora Rita Namé, viúva de Luiz.

O crime teve características de motivação política e a principal acusada é a prefeita afastada da cidade de Anadia, Sânia Tereza Palmeira Barros. Este mês, a Justiça de Alagoas negou pedido de liberdade à dois suspeitos de participação no assassinato: Cristiano Rocha Ferreira, acusado de envolvimento em organização criminosa, tráfico de entorpecentes e prática de homicídios, e Alessander Ferreira Leal, companheiro da prefeita.

Na próxima sexta-feira, 20, a partir de 7h, acontece a oitiva do processo que investiga o crime. Foram convocadas vinte testemunhas. “O processo está sendo bem conduzido pelos promotores de justiça e o que nós queremos é celeridade. Não só para a família, mas para qualquer cidadão alagoano, é importante que se faça justiça”, ressalta a professora Rita Namé.