Atividades com a comunidade acadêmica marcam Dia Mundial da Saúde

Café da manhã saudável e circuito de saúde serão oferecidos aos servidores


- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

Com a passagem do Dia Mundial da Saúde, 7 de Abril, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), em parceria com o curso de Educação Física, promove na manhã da próxima terça-feira, 10, várias atividades voltadas aos servidores da Universidade Federal de Alagoas. Será no auditório Reitor Nabuco  Lopes, na Reitoria, das 8h às 10h.

As atividades serão iniciadas com café da manhã saudável e os servidores poderão participar do circuito da saúde que será montado no hall da Reitoria. Haverá vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, realizado em parceria com o Geap Saúde e o Hospital Universitário.

Durante o evento, o professor Amândio Geraldes lançará  questionário para avaliar a saúde da comunidade acadêmica. Com os resultados serão programadas ações ofertadas pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Aptidão Física, Desempenho e Saúde (Nepadifes) da Ufal.

Também será realizada uma mesa-redonda sobre “Saúde e Atividade Física”, com a participação da cardiologista do HU, Maria Alayde Mendonça; do coordenador do curso de Educação Física, Amândio Geraldes, e do fisioterapeuta da Progep, Deivson Cavalcante.

Amândio explica que os questionários estarão disponíveis para a comunidade universitária a partir do lançamento, no dia 10. A iniciativa objetiva buscar informações que tratam dos dados gerais dos participantes da pesquisa, além da avaliação dos níveis de atividade física e dos riscos para saúde, relacionados à doenças coronarianas.

Segundo o coordenador, a participação da comunidade acadêmica nesse estudo é voluntária. "No entanto é de extrema importância para os pesquisadores. A partir das informações coletadas eles poderão redesenhar seus atuais projetos de extensão e pesquisa e, principalmente, ofertar outros mais eficientes nessas duas áreas que atendam de maneira mais adequada às necessidades da comunidade universitária”, destacou Amândio.

A aplicação dos questionários é mais uma atividade do Projeto de Pesquisa  “Níveis de Aptidão e Risco Coronariano de uma comunidade acadêmica” em desenvolvimento com várias ações no Campus A. C. Simões, em Maceió. Entre elas: a Academia de Ginástica, com Musculação, Ginástica e Caminhada.

O professor Amândio Geraldes enfatiza que a prática regular de atividades física é um dos mais importantes componentes das estratégias de promoção da saúde e bem estar de pessoas de todas as idades. “Um crescente número de pesquisas tem demonstrado que quase todos os indivíduos podem se beneficiar da prática regular de atividade física. Pessoas com elevados níveis de aptidão física apresentam menores riscos para desenvolver inúmeras doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e vários tipos de cânceres”, afirmou.