Catálogo Verde disponibiliza projetos da Incubal

O catálogo é uma publicação do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia para promoção do desenvolvimento sustentável


- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

As empresas Alsan Tecnologia Ambiental - Soluções em tratamento de água, esgoto e efluentes; Classmaq Indústria e Comércio de Máquinas Industriais, Equipamento e Manutenção Ltda; Nunes e Góes Beneficiamento e Comércio de Bebidas Ltda, e ZUQ - Soluções de software para o setor de Transporte e Trânsito, com foco em rastreamento, gestão, otimização e apoio a decisão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Ufal (Incubal), estão com suas tecnologias disponibilizadas  no Catálogo Verde do  Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

A tecnologia verde e negócios sustentáveis são consideradas internacionalmente da maior relevância por contribuir na  superação da já avançada degradação imposta pelo homem sobre o meio ambiente e sobre os recursos naturais do planeta.

As tecnologias da Incubal disponibilizadas são as seguintes: “Sistema de otimização de secagem de lodo de esgoto a partir do aproveitamento do biogás”, da empresa Alsan; “Máquina ecológica para mistura de polpa e água de coco”, da empresa Classmaq; “produção de etanol com leveduras imobilizadas em colmos de cana-de-açúcar ou sabugos de milho”, da empresa Nunes e Góes; e “Gestão de transporte público - urbz”, da empresa ZUQ. A incubadora da Ufal integra o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propep) e é gerenciada pelo técnico – adminsitrativo Josilan Paulino Barbosa.

A publicação do  catálogo de Tecnologias Verdes do Fortec,  já disponível no endereço eletrônico http://www.fortec-br.org/catalogo_verde.pdf, conta com a parceria da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas (ABIPTI).

Ações estratégicas

No ano de realização da Rio+20, em junho, a importância da tecnologia verde é uma importante contribuição para área, por consistir na aplicação do conhecimento para fins práticos e amigáveis com o meio ambiente e até mesmo inspirada na própria natureza. É também fundamental para aprimorar a vida e a saúde, para proteger os ecossistemas reforçando a eficiência das ações ,   contribuindo com uma alternativa para impulsionar a economia local, regional e global, de modo a promover o desejado desenvolvimento sustentável. O catálogo lançado pelo Fortec, composto por tecnologias em áreas estratégicas é um importante colaborador para a tecnologia verde que está se transformando em negócios sustentáveis para muitas empresas no mundo.