Hospital Universitário realiza exames para detectar Hanseníase

A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e será realizada no dia 5 de maio

| nothing

Deriky Pereira - estudante de Jornalismo

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no próximo dia 5 de maio uma campanha nacional para diagnóstico de hanseníase. Em Alagoas, a campanha ficará concentrada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), onde os médicos dermatologistas, residentes e médicos voluntários da instituição irão atender à população no horário entre 9h e 15h.

Segundo a dermatologista Raquel Patriota, coordenadora da iniciativa no Hospital Universitário, o objetivo da campanha é fazer uma busca ativa de novos casos de hanseníase a fim de iniciar o tratamento e, com isso, quebrar a cadeia de transmissão do bacilo que gera a doença.

Para participarem da consulta, as pessoas devem comparecer ao Hospital Universitário, situado na Avenida Lourival Melo Mota, no bairro do Tabuleiro dos Martins, munidos de identidade e CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, mas vale ressaltar que a ausência desses documentos não inviabilizará o atendimento.

A doença

A hanseníase é uma doença endêmica no Brasil, mas apesar de ter tratamento gratuito, ainda é considerada um grande problema de saúde pública pelo seu alto poder incapacitante. A transmissão se dá entre pessoas: um enfermo que apresente a forma infectante da doença estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim, transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis.

O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas adoecem porque a maioria consegue se defender contra o bacilo. O contato direto e prolongado com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar aumenta a chance de contágio.

Mas vale lembrar que no momento em que o infectado comece o tratamento não precisará ser afastada do trabalho ou do convívio familiar, podendo também manter relações sexuais com seu parceiro ou parceira, pois deixará de transmitir a doença.

Como identificar a hanseníase

Dentre os principais sintomas que podem indicar o contágio da hanseníase, estão: sensação de formigamento, úlceras de pernas e pés, febre, dor nas juntas, feridas e ressecamento dos olhos e do nariz, além de manchas em diversas partes do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.

Os locais com maior predisposição para o surgimento das manchas são: pés, mãos, face, costas, nádegas e pernas. Podem aparecer caroços avermelhados e dolorosos pelo corpo e vale ressaltar também que em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas, manifestando-se de maneira silenciosa e de evolução lenta.

Hanseníase em Alagoas

Em Alagoas, assim como em todo o país, a hanseníase é endêmica e muitos dos casos não são divulgados. Uma das peculiaridades no Estado é o alto índice da doença com pessoas que possuem menos de 15 anos de idade.

A dermatologista Raquel Patriota ressalta que a hanseníase é uma enfermidade com alto poder incapacitante e que atinge, principalmente, pessoas de faixa etária economicamente ativa, comprometendo seu desenvolvimento profissional e social.