Ufal e Prefeitura discutem parcerias para melhorar estrutura da Unidade de Viçosa

Reitor busca desenvolver ações para melhoria das condições de trabalho e de ensino

Reunião do reitor Eurico Lôbo com o prefeito Flaubert Filho e professores da Unidade de Viçosa | nothing

Simoneide Araújo – jornalista

Para fortalecer a Unidade de Viçosa, que integra o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, o reitor Eurico Lôbo busca apoio da Prefeitura daquele município, no sentido de melhorar a iluminação, o sistema de transporte e a pavimentação do corredor de acesso à fazenda São Luiz, onde funciona o curso de Medicina Veterinária.

A parceria foi proposta durante reunião do reitor com o prefeito Flaubert Filho, realizada na sexta-feira (27), na fazenda São Luiz, em Viçosa, distante 87 quilômetros da capital. “Precisávamos dessa conversa para traçar as estratégias de como poderemos trabalhar em conjunto para melhoria das condições de trabalho e de ensino na unidade. Tenho certeza que a Ufal e o município têm interesses em comum”, declarou Eurico Lôbo.

De acordo com o prefeito, o município tem interesse de participar, principalmente porque há projetos de melhorias sendo estruturados, como é o caso da pavimentação de ruas e estradas. “A Ufal é muito importante para o nosso município. É fundamental para o desenvolvimento social e econômico. Ela chega e vai dinamizando os espaços. Queremos participar desse trabalho de parceria com a universidade, mas precisamos definir como colocaremos os projetos em prática”, confirmou.

Flaubert Filho disse ainda que a intenção do município é colaborar para a Ufal crescer em Viçosa. “Temos de resgatar a história da fazenda, que já foi um celeiro de pesquisa e prosperidade”, completou, comprometendo-se em fazer a melhoria do acesso à fazenda. Ele também garantiu planejar a disponibilização de transporte para os alunos.

A professora Márcia Notomi, que também participou da reunião, solicitou melhoria no fornecimento de energia elétrica e a coleta de lixo hospitalar. “Temos muitos problemas com a falta de energia. Estamos perdendo material biológico e equipamentos”, relatou.

O prefeito disse que o município contratou empresa para coleta e descarte adequado do lixo hospitalar e garantiu que uma bombona (recipiente plástico para colocar o lixo) ficará na fazenda e, semanalmente será recolhida.

Expansão

O reitor falou sobre a pretensão de ampliar a Unidade de Viçosa, com a oferta de novos cursos, que seria a etapa 2 do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). No entanto, ele esclarece que há a necessidade de finalizar a primeira fase. “Não poderemos ter uma nova proposta sem termos finalizado o primeiro Reuni. Temos professores e técnicos que ainda não foram contratados”, esclareceu.

A expansão é certa, mas o reitor não quer deixar pendências. Ele adianta que o processo de melhorias na infraestrutura já começou, com o início das obras do Hospital de Clínicas Veterinárias e de laboratórios. “Queremos uma estrutura melhor para a fazenda, tanto na área de ensino como no bem estar de professores e alunos, como o Restaurante Universitário, por exemplo, e melhores instalações para o curso”, completou.

Flaubert Filho colocou à disposição da universidade alguns espaços para ampliação e instalação de novos cursos.

Também participaram da reunião, os professores Pierre Escodro, Wilson Porto, diretor da fazenda São Luiz, Wagner Porto, coordenador do curso de Medicina Veterinária, Karla Patrícia Chaves, o engenheiro da Superintendência de Infraestrutura da Ufal, João de lima Silva, e o secretário de Infraestrutura de Viçosa, Agnelo Nacimento.