Banco de Sangue do HU está em situação crítica
Por mês, a média é de apenas 200 doações
- Atualizado em
O Banco de Sangue do Hospital Universitário está com estoque em situação crítica. Falta sangue dos tipos AB, B e O positivo, o mais frequente na população. Se não houver aumento urgente no número de doações, o hospital pode ser obrigado a suspender cirurgias. Além disso, a falta de sangue pode interromper o tratamento de pacientes, especialmente da oncologia, gerando piora no quadro clínico e prognóstico.
A carência de sangue no setor tem se intensificado em função do aumento na demanda, que triplicou nos últimos meses. A médica informa que a maior solicitação das unidades de sangue é para os pacientes em tratamento oncológico, que necessitam de transfusões quando estão em atendimento no ambulatório ou internados.
O Banco de Sangue recebe por mês uma média de 200 doações. Para manter o estoque em nível satisfatório para atender os pacientes, seria preciso dobrar esse número. O Serviço Social do setor tem intensificado o apelo junto aos doadores cadastrados e familiares dos pacientes. Mas a expectativa de normalizar o estoque depende da participação e solidariedade da sociedade em geral.
O setor funciona das 7h às 11h, para doações de segunda a sexta-feira. Na terça-feira, o horário é ampliado das 7h às 17h. Mais informações pelo telefone 3202-3743.