Estratégias para formação do leitor em debate no Centro de Educação

A atividade faz parte de programa de extensão para formação continuada

| nothing

A mesa-redonda "Sobre a formação do leitor: dificuldades e estratégias" será realizada dia 19 de maio, das 8h às 12h, no Auditório do Cedu. Os debates serão coordenados pela professora Cristiane Pepe, com a participação dos professores Giselly Lima de Moraes, Eriberto Moura e Cláudia Pimentel, que são do grupo de docentes do Cedu, vinculados ao Programa Extensão para formação continuada, uma parceria da Ufal com a Secretaria de Educação.

O programa aprovado pelo edital MEC SESu 2011-2012 foi iniciado em abril deste ano e deve prosseguir até abril de 2013. A preocupação dos educadores ao propor  a formação continuada é com o baixo índice de qualidade da educação pública no Brasil, e, por conseguinte, no estado de Alagoas, o que provoca o ingresso de estudantes com defasagens escolares no ambiente universitário, gerando desmotivação frente às demandas e exigências acadêmicas e, por outro lado, limitação da ação docente, tendo em vista sua “impotência” para lidar com os problemas de leitura, escrita e raciocínio da maior parte dos estudantes do primeiro período.

Sendo assim, os objetivos do programa são chamar a atenção sobre um problema de extrema relevância social, no que tange às dificuldades dos alunos para conquistarem a sua autonomia para pesquisar, estudar e garantir uma formação acadêmica de qualidade, e implantar programa institucional de formação docente, no sentido de instrumentalizá-los, visando o benefício dos estudantes que apresentam dificuldades para aprender. São convidados para o programa os professores concursados e atuantes nos dois primeiros períodos dos cursos de Educação Física e Pedagogia, na modalidade presencial, do Centro de Educação e professores do ensino médio, concursados e atuantes na rede pública estadual.