Inscrições abertas para bolsas de Iniciação Científica

No momento a Ufal oferta 480 bolsas para Pibic e 25 para Pibic/Af, mas o número deve aumentar neste ano

Jhonathan Pino - jornalista

Estão abertas até o dia 21 de maio as incrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic/Af). Conforme Edital publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), professores e pesquisadores podem concorrer as bolsas da Ufal, do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente estas instituições ofertam 505 bolsas para as duas modalidades.

As propostas devem ser encaminhadas por meio da página eletrônica https://sistemas.ufal.br/pibic) até o próximo dia 21 de maio. O modelo de projeto também está disponível no Portal do Estudante. Cada professor poderá submeter até dois projetos e solicitar duas bolsas para a realização das atividades. Estas deverão ser realizadas entre o dia 1 de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013.

Entre as metas do Pibic estão despertar a vocação científica, incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico; qualificar estudantes para os programas de pós-graduação e estimular professores/pesquisadores a envolver estudantes de graduação no processo de investigação científica.

Pré-requisitos para concorrer as bolsas

Entre os requisitos solicitados para o orientador estão o de possuir a titulação de doutor; manter o currículo Lattes atualizado no CNPq; estar cadastrado no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq e ser professor/pesquisador do quadro permanente da Ufal. O orientador será responsável pela seleção dos bolsistas, que podem ser da Ufal, ou de outras instituições de ensino superior.

No caso do bolsista, este deve estar cadastrado no Diretório Nacional dos Grupos de Pesquisa do CNPq no mesmo grupo do seu orientador; não deve acumular outras bolsas e nem possuir vínculo empregatício, durante a vigência da bolsa.

Conforme o calendário disponibilizado pelo Edital, a entrega dos documentos deve ser realizada entre os dias 22 e 23 de maio. A seleção da Comissão Interna ocorre até o dia 1º de junho e o resultado final será divulgado no dia 13 de julho.