Mestrado em História inscreve até sexta-feira

Segundo o professor Filipe Caetano, calendário prossegue normalmente mesmo com a Ufal em greve; informações pelo telefone 3214 1340, das 8h às 14h


- Atualizado em

O Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Alagoas informa que serão encerradas nesta sexta-feira, 25, as inscrições para a primeira turma do mestrado em História. As inscrições são gratuitas e o processo seletivo tem início no dia 1º de junho.

O mestradoabrange debates teóricos, metodológicos e temáticos inclusos na área deconcentração Poder, Cultura e Sociedade. Para se inscrever, além de preencher o formulário eletrônico, os interessados devem imprimi-lo e anexá-lo à documentação exigida no edital. Os documentos deverão ser entregues à coordenação do PPGH até o dia 25 de maio.

O processo seletivo tem início no dia 1º de junho com a prova de proficiência em língua estrangeira, seguida da prova de conhecimentos específicos no dia 15 de junho e arguição do projeto nos dias 2 e 3 de julho. A avaliação dos currículos ocorre entre os dias 10 e 12 de julho e o resultado final no dia 16.

Poderão se inscrever graduados nos cursos de Sociologia, Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política, Geografia, Comunicação, Direito, Psicologia, Economia, Museologia, Arqueologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Arquitetura, Turismo, Serviço Social, Filosofia, Letras, Artes e Relações Internacionais.

Sobre o mestrado

No formato stricto sensu, o programa está em seu primeiro ano e faz parte do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca). Conforme sua ementa, ele tem o objetivo de pensar o fazer historiográfico de uma maneira ampla, tanto no âmbito regional, para a compreensão da cultura, poder e sociedade alagoana, como na diversidade de contornos de espaços Brasil, América, África, entre outras regiões, nas suas diversas temporalidades.

O mestrado conta com duas linhas de pesquisa: "Estado, Relações de Poder e Movimentos Sociais" e "Cultura, Representações e Historiografia", formadas por 14 professores permanentes e dois colaboradores. Para mais informações, acesse o endereço eletrônico do PPGH.