Novos servidores participam de Programa de Inserção
Servidores técnicos e docentes estão conhecendo mais a Ufal por meio de programa oferecido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
A ansiedade da espera por iniciar o emprego público deu lugar à expectativa de conhecer a Universidade Federal de Alagoas em três dias. O tempo é curto, mas muito bem aproveitado no Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), iniciado nesta quarta-feira, 3 de maio, no auditório do antigo CSAU.
O evento reuniu 89 técnicos e docentes dos três campi. “A meta é contextualizar o novo servidor na conjuntura do Estado de Alagoas. Mostrar também o que é a Ufal nos aspectos socioeconômico e institucional, para depois oferecer uma visão geral de seu funcionamento”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal.
A Progep realiza esse programa pelo menos duas vezes por ano, desde que a universidade passa por um período de renovação do quadro de pessoal. O primeiro Pins de 2012 é oferecido para os servidores que tomaram posse nos últimos seis meses (de novembro de 2011 até abril de 2012).
Recém chegada, Clarissa Tenório conta que ainda está se adaptando ao novo ambiente de trabalho, na Pró-reitoria de Graduação (Prograd). “Passei 17 anos numa empresa privada e esse é meu primeiro emprego público. Estou muito feliz, porque fui muito bem recebida”.
Na programação de abertura do evento, a vice-reitora Rachel Rocha falou sobre o compromisso social em tudo o que é estudado, pesquisado e desenvolvido no ambiente acadêmico. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre as seis pró-reitorias que compõem a instituição numa roda de conversa mediada por Sílvia Cardeal . Os pró-reitores e representantes falaram sobre o crescimento da Universidade, projetos extensionistas que enriquecem o currículo; possibilidades de estudo e capacitação oferecidas; o orçamento e as melhorias investidas e esperadas para a expansão da universidade.
Com vontade de contribuir o novo professor contratado do Instituto de Física, Anderson Vilas Boas, se mudou do Paraná para Alagoas, onde vai lecionar como substituto. Ele está aproveitando as palestras para entender um pouco sobre o a universidade, os direitos e deveres como docente temporário, mas já se diz ambientado nas novas atribuições. “ Fui bem recebido pelo Instituto de Física e, já estamos com ideias para produção de projetos em parceria”, contou.
O programa que proporciona análises e discussões relevantes para o exercício profissional tem surpreendido a Assistente em Administração, Amanda Freire, que tem menos de um mês como servidora. Já experiente com o serviço público, Amanda declara que trabalhar numa universidade fez crescer a admiração que ela tem pela instituição e pelo papel que desempenha na sociedade.
“Já de início pude notar o comprometimento dos servidoresl e tive ótima impressão, pois a grande maioria se interessa em fazer a universidade crescer e ser cada vez mais útil para a sociedade. Estou mais feliz como pessoa, sabendo que também contribuo com uma sociedade melhor”, disse Amanda.
É com o intuito de fortalecer esse entusiasmo que o Programa de Inserção do Novo Servidor segue com programação voltada para esclarecer dúvidas relacionadas à carreira, progressão, sistema operacional, ética e organização. Na segunda-feira,7 de maio, último dia do evento, haverá treinamento do SIE para os servidores do campus A. C. Simões ocupantes dos cargos de Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais e Assistente Administrativo.