Olimpíada Brasileira de Informática se destaca no interior de Alagoas

Organizada pelos estudantes do Campus Arapiraca, iniciativa contempla alunos do ensino fundamental e médio


- Atualizado em
OBI Arapiraca: Projeto de extensão contempla diversas cidades de Alagoas
OBI Arapiraca: Projeto de extensão contempla diversas cidades de Alagoas

Deriky Pereira - Estudante de Jornalismo

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é um evento anual organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nos moldes das outras olimpíadas, como de Matemática, Física e Astronomia e tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação. Esta é considerada importante na formação básica de hoje, utilizando atividades que envolvam desafio, engenhosidade e saudável dose de competição.

A partir daí, surgiu a ideia de um projeto de extensão chamado “OBI Arapiraca”, que apesar do nome, contempla diversas cidades de Alagoas. Organizado pelos estudantes do curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto foca as modalidades de iniciação e conta com a coordenação dos professores Elthon Oliveira e Alexandre Paes desde o ano de 2008.

Devido à parceria com a Universidade Estadual de Campinas, os melhores colocados nas modalidades de Iniciação e Programação são convidados para uma semana de cursos de computação, e as aulas serão ministradas diretamente no Instituto de Computação da Unicamp, responsável pela organização nacional do evento.

A primeira fase da OBI Arapiraca foi realizada no dia 14 de abril e os destaques deste ano foram as participações das escolas de Craíbas, Taquarana e Teotônio Vilela que, segundo o professor Elthon Oliveira, receberam apoio total de seus diretores e vice-diretores. Ele aproveita para informar ainda que a segunda fase das provas, na modalidade Iniciação, será realizada nas escolas no sábado, 5 de maio.

Histórico

Surgido em 2008, o projeto “OBI Arapiraca” teve apenas 20 inscritos para a realização da prova, que foi aplicada em apenas uma escola particular de Arapiraca.

Já em 2009, o número subiu para 742 participantes, quando a realização dos testes se ampliou para outras três escolas de Arapiraca e em escolas (públicas ou particulares) de diversas cidades do Estado, como Batalha, Campo Alegre, Craíbas, Palmeira dos Índios, Quebrangulo e outras. Vale ressaltar que essas cidades foram escolhidas com base nas cidades de origens dos alunos de Ciência da Computação que participaram do projeto.

Nos anos de 2010 e 2011, o número de inscritos variou entre 200 e 250, quantidade que foi considerada como estimativa, baseada em conversas com diretores de unidades de ensino de Arapiraca.

Mas foi em 2012 que o número voltou a crescer. Segundo Elthon, o número de inscrições pulou para 1.765, sendo que 725 estudantes são apenas de Maceió e os outros 1040 vieram devido ao êxito do projeto no interior.

A procura para inscrições neste ano foi tão grande que, de acordo com o professor, devido ao sucesso do projeto de extensão, existe uma ideia de que para 2013 o programa passe a se chamar “Olimpíada Brasileira de Informática no Interior Alagoano”.

Alagoas em destaque

Mesmo com o baixo número de inscrições ocorridas no ano de 2009, Alagoas conseguiu se destacar em âmbito nacional na Olimpíada.

João Victor de Almeida Santos, à época com 16 anos, estudante do Ifal (Campus Maceió) foi o responsável por esse ganho. O jovem, que era participante da OBI pela primeira vez, ficou em 11º lugar e recebeu a medalha de bronze na categoria Programação Nível 1. Também em 2009, o aluno Vitor Matheus de Azevedo, da Escola Alternativa, situada em Arapiraca, ganhou medalha de ouro na OBI.

Já em 2010 foi a vez da aluna Ana Flávia Cipriano Cardoso, à época estudante do 7º Ano do Colégio Cristo Rei, também de Maceió, que ficou em segundo lugar em Alagoas e em 55º no ranking nacional, enquanto que o aluno Lucas Felipe Cavalcante Silva, da Escola Santa Clara (situada em Arapiraca) ganhou medalha de bronze na Olimpíada.

Parceria com o Ifal

Para a realização da OBI Arapiraca, existe também uma parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal - Campus Palmeira dos Índios) para realizar a divulgação e a aplicação das provas na modalidade de programação.

Os interessados devem se inscrever nas escolas-sede habilitadas pela organização da OBI e devem ter, no máximo, 20 anos de idade completos até o primeiro dia de julho do ano de sua participação.

Ao final das provas, os participantes irão receber certificados e os melhores colocados de cada etapa podem ganhar ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Para saber mais informações, acesse os endereços abaixo:

Olimpíada Brasileira de Informática: http://olimpiada.ic.unicamp.br/

OBI Arapiraca: https://sites.google.com/site/el7hon/projetos/obi