Unidade de Penedo tem novo coordenador

Solenidade de posse aconteceu na Casa de Aposentadoria e contou com a presença da comunidade acadêmica e autoridades do município


- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo durante a solenidade de posse; Pedro Nelson, o prefeito Israel Ramires, Márcio Aurélio, Mac-Dawison e Sandro Alves
Reitor Eurico Lôbo durante a solenidade de posse; Pedro Nelson, o prefeito Israel Ramires, Márcio Aurélio, Mac-Dawison e Sandro Alves

Simoneide Araújo - jornalista

O reitor Eurico Lôbo participou de evento em Penedo para empossar o novo coordenador da Unidade de Ensino da Universidade Federal de Alagoas naquele município, Mac-Dawison Buarque Lins Costa, realizado na Casa de Aposentadoria, no último dia 22. A partir dessa cerimônia, a atual gestão aproxima-se ainda mais da comunidade acadêmica do interior. Agora, as solenidades de posse dos gestores serão realizadas nas cidades onde a Ufal está instalada.

Eurico Lôbo parabenizou o grupo que integra a unidade de Penedo e chamou todos para caminhar de forma unida e articulada visando ao desenvolvimento da unidade. “Sei do compromisso de todos. É um grupo competente, dedicado e focado no crescimento dos cursos de Engenharia de Pesca e de Turismo. Sei também que precisamos ter um sentimento de união, de construção do coletivo, mesmo em situações divergentes, porque todos queremos melhorias para desenvolver nossa universidade”, destacou.

Ele se colocou à disposição para ouvir e receber as reivindicações de alunos e servidores. “Meu gabinete está sempre de portas abertas para receber todos vocês. Dificuldades existem, mas temos de buscar soluções para resolver os problemas. Temos de ter em mente que a universidade quando vai para o interior democratiza o acesso ao ensino superior e ajuda a construir uma sociedade melhor, por meio do conhecimento. Orgulho-me de ter participado da gestão que levou a Ufal para o interior do Estado”, ressaltou.

O reitor também agradeceu ao prefeito Israel Ramires Saldanha pela parceria com a Ufal e pelo empenho, junto à Câmara de Vereadores de Penedo, para aprovar a doação do terreno onde será construída a nova sede da unidade no município.

A Unidade de Penedo, criada em 2006, integra o Campus Arapiraca e conta com 21 professores e 11 técnico-administrativos. São oferecidos dois cursos de graduação, Turismo e Engenharia de Pesca, que atendem cerca de 270 alunos.

De acordo com o prefeito, a chegada da Ufal em Penedo é um marco importante para o desenvolvimento da região do baixo São Francisco. Ele parabenizou o novo coordenador Mac-Dawison e colocou à disposição a parceria da prefeitura. “Temos total interesse na ampliação da Ufal em Penedo, por isso podem contar com nosso apoio”, declarou.

Novo coordenador

Mac-Dawison, eleito pelo voto direto pela comunidade acadêmica, no último mês de março, com 65% dos votos válidos. É professor adjunto, com doutorado em Comunicação e Jornalismo, pela Universidade Autônoma de Barcelona. Sua formação é em Direito e Jornalismo e atualmente é pesquisador na área de Direito da Comunicação.

Em seu discurso de posse, ele agradeceu a confiança da comunidade acadêmica e anunciou que sua gestão será participativa e humanizada. “Ninguém caminha sozinho; juntos, faremos a administração da nossa unidade”, declarou.

O coordenador apresentou a equipe que vai trabalhar com ele: o vice, professor Alexandre Oliveira; a coordenadora das Ações de Pesquisa, Andrea Pereira; o responsável pela área de Extensão, Marcos Campos; das ações Administrativas, Sandro Alves; e Leonardo Sales, para o Núcleo de Assistência Estudantil .

Também anunciou ações propostas para a unidade: “Solicitamos ao Ministério das Comunicações a criação e a instalação de emissora de rádio educativa, que atenderá à região do Baixo São Francisco, democratizando a informação; nossa intenção é fortalecer o Campus Arapiraca, ao qual estamos vinculados, por isso vamos propor a criação de mais dois cursos de graduação – Jornalismo, com habilitação em Rádio e TV; e Cinema e Audiovisual”.

Aprendizado

O ex-coordenador Sérgio Onofre disse que o período em que esteve à frente da Unidade de Penedo foi de grande aprendizagem. “A unidade não seria a mesma se não fosse o quadro de servidores que dispõe”, anunciou ao parabenizar o atual gestor Mac-Dawison.

A diretora acadêmica do Campus Arapiraca, Eliane Holanda, falou da satisfação de participar do momento democrático da unidade. “Parabéns aos organizadores. Gostaria de desejar boa sorte para os próximos quatro anos de gestão e agradecer aos últimos quatro anos da gestão do professor Sérgio Onofre, pela batalha constante e pelas conquistas”, ressaltou.

Para o diretor-geral do Campus Arapiraca, Márcio Aurélio, é importante ter uma equipe firme e coesa em prol do desenvolvimento da região do Agreste. “Sei que queremos poder fazer o melhor, por isso podem contar com a direção no que for preciso”, declarou.

Também participaram da solenidade o pró-reitor Estudanti, Pedro Nelson; coordenador do curso de Turismo, Sandro Alves Medeiros; o capitão Alexandre Nascimento, representante da Marinha do Brasil, em Penedo; além de professores, técnico-administrativos e alunos.

Reunião com estudantes

Após a solenidade de posse, o reitor Eurico Lôbo se reuniu com estudantes dos cursos de Engenharia de Pesca e Turismo. Eles cobraram mais informações e esclarecimentos sobre a construção do novo prédio da Unidade de Penedo.

Eurico Lôbo teve uma conversa clara e aberta com os estudantes e explicou que a universidade está empenhada para iniciar as obras, mas, para isso, precisa de recursos financeiros. “O que temos até agora são 400 mil reais de emenda do deputado Joaquim Beltrão e mais 400 mil reais do orçamento da Ufal, destinados para o novo prédio. Também solicitamos ao Ministério da Educação mais 1,6 milhão de reais. Aliado a isso, há um projeto de um professor da unidade, orçado em 1,2 milhão, submetido ao Ministério da Pesca. Se conseguirmos o montante previsto, teremos condições de fazer uma boa estrutura para atender a todas as demandas”, explicou.

O reitor disse ainda que considera a interiorização da Ufal o projeto mais importante para o Estado de Alagoas. “Quero o sucesso da universidade no interior e estamos trabalhando para isso. Tenham certeza que todos estamos empenhados para dar melhor estrutura à unidade”, assegurou.

O grupo de alunos cobrou prazo para execução das obras, mas também agradeceu a disponibilidade do reitor para buscar os recursos necessários à construção da unidade e para prestar os esclarecimentos à comunidade.