Escola Técnica de Artes discute atuação do Pronatec
Reunião da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica buscou consolidar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e destacar as metas para 2014
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Laís Oliveira – estudante de jornalismo
Visando discutir a consolidação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais, membros ligados à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) se reuniram, em Brasília, no Auditório do Ministério da Educação, no dia 20 de junho.
A reunião teve a presença de reitores e dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais, do secretário Marco Antônio de Oliveira; do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional e Tecnológica, Alécio Trindade de Barros, do diretor de Integrações das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres e do presidente do Conselho Nacional dos Diretores de Escolas Técnicas( Condetuf), professor Júlio César de Andrade Neto.
O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional e Tecnológica, Alécio Trindade, destacou as escolas que já pactuaram com o Pronatec em 2011, dentre as quais a Escola Técnica de Artes da Ufal que, este ano, com outras dez escolas vinculadas, estão ampliando o número de cursos, vagas e cidades nas quais o programa está sendo ofertado. Falou, também, sobre as metas para 2014: quase 8 milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego , sendo quase 3 milhões destinados ao Bolsa Formação Trabalhador e 411 mil vagas para o Bolsa Formação Estudante.
Segundo Alécio Trindade, devem ser implantados o banco de equivalência de docentes e o programa de assistência estudantil para os alunos dos cursos técnicos das escolas vinculadas, além do fortalecimento dessas escolas nas universidades e utilização de ação específica da Educação Profissional nas Leis Orçamentárias Anuais ( LOA´s) das universidades.
Para ele, cabe aos reitores apoiar e levar o Pronatec ao conhecimento dos Conselhos Acadêmicos e Universitários como forma de integração das políticas institucionais. Bem como, apoiar administrativamente a viabilização do Bolsa-Formação e incentivar as unidades acadêmicas a se inserirem no Pronatec, com benefício das políticas de qualificação e inserção profissional.