Estudante de Jornalismo da Ufal vence Prêmio Octávio Brandão
Prêmio incentiva reportagens sobre o meio ambiente e preservação ambiental
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
No último sábado, 16, profissionais de Comunicação, estudantes e ambientalistas se reuniram no Armazém Uzina, no Jaraguá, para a entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. Este ano, houve recorde de inscrições, com mais de 150 trabalhos, nas categorias telejornalismo, jornalismo impresso, webjornalismo e estudantes.
Na categoria voltada para os estudantes de Comunicação, o grande vencedor foi José Ailton Batista, da Universidade Federal de Alagoas. Ele publicou a matéria vencedora no site sobre divulgação científica “Ciência Alagoas”, em abril deste ano, abordando o exemplo de Osvaldo Timóteo da Silva, do município de São José da Lage, que desistiu da plantação de cana-de-açucar para se dedicar ao sonho de criar um espaço de preservação ambiental. “É muito emocionante receber um prêmio por uma obra sua. Só quem já passou por isso sabe explicar”, manifestou o estudante nas redes sociais.
O Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas e o patrocínio da Braskem. Para a categoria estudante, o prêmio é de mil reais e troféu.
Octávio Brandão foi escritor e publicou um livro, Canais e Lagoas, que se tornou ícone sobre a defesa dos manguezais alagoanos.