Famed integra Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde
O evento é realizado em Maceió e conta com cerca de 4 mil pessoas vindas de todo o país
- Atualizado em
Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo
A Faculdade de Medicina, por meio do Núcleo de Saúde Pública (Nusp), participa da 28ª edição do Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Até a quinta-feira, 14, uma equipe com mais de 100 pessoas – profissionais, docentes e estudantes – compõe o grupo de relatores do evento. A coordenação de relatoria é uma parceria entre o Núcleo de Saúde Pública da Ufal e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Nacional de Brasília (NESP/UNB).
Cerca de 4 mil pessoas, vindas de todo o Brasil, participam do evento, que está sendo realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, situado no bairro de Jaraguá e, paralelamente, no Hotel Meridiano, no bairro da Pajuçara desde a última segunda-feira, 11. No segundo dia, por sua vez, foi realizada a cerimônia oficial de abertura, com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O congresso é considerado um dos maiores e mais importantes para a consolidação de políticas públicas de saúde no país. Segundo Antônio Figueiredo Nardi, presidente do Conasems, para o bom andamento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos demais municípios brasileiros, é fundamental a participação de todos, que podem apresentar soluções aos desafios impostos na saúde pública de suas cidades.
Já para Pedro Madeira, presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), a realização do Congresso em Maceió vai entrar para a história dos grandes eventos do Conasems, pois conta com a participação ativa do Ministério da Saúde, de autoridades de todas as esferas de governo e secretários de saúde de todo o país. “Estamos honrados em sediar este congresso em nossa capital e acreditamos que ele vai nortear muitos gestores sobre as boas práticas de saúde”, frisou Madeira.
Núcleo de Saúde Pública
O Núcleo é um órgão suplementar da Ufal, vinculado à Famed, criado em 1988, a partir da necessidade de melhores condições para a cooperação técnica e científica entre a Universidade, a Secretaria de Estado da Saúde, a Fundação Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde e a Previdência Social, além de setores populares da sociedade alagoana.
Sua estrutura é formada por projetos, pesquisas, eventos, estágios e cursos. Além disso, o núcleo acompanha a busca da Universidade em cumprir seu papel social, integrando-se com instituições setoriais e, em especial, às secretarias municipais de saúde e gerando recursos humanos, ciência, serviço e tecnologia, direcionando esforços e vocação para o aperfeiçoamento do sistema.